Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Especialização / Ciências Humanas /  Arqueologia, História e Sociedade
Arqueologia, História e Sociedade

Coordenador(a) : Profa. Dra. Adriana Anselmi Ramazzina

Arqueologia, História e Sociedade A especialização em Arqueologia, História e Sociedade tem como proposta apresentar as abordagens arqueológicas vinculando-as aos demais campos do conhecimento, com análise integrada e contextualizada do saber acadêmico. O aluno aprende a compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados à aplicação dos princípios da arqueologia e da conservação de sítios em benefício da sociedade.

O curso ainda propõe a elaboração de projetos de pesquisa e executivos e desenvolve habilidades cognitivas e metodológicas que permitem ação efetiva, tanto nas pesquisas de campo quanto nas de laboratório. Essas competências incluem: a procura, localização e registro documental dos sítios; sondagens e escavações arqueológicas; documentação dos problemas de conservação; domínio de técnicas de amostragem para subsidiar diagnósticos de conservação, organização e análise do material evidenciado e coletado; elaboração de sínteses, relatórios e textos para divulgação científica, além de procedimentos voltados para o tombamento e conservação dos vestígios arqueológicos.

Objetivos
Fornecer subsídios que possibilitem, por um lado, o trabalho com a documentação arqueológica no ensino da História do Brasil, da América e da Antiguidade (no caso de professores de História) e, por outro, a ampliação do processo de educação patrimonial. Tem também como intuito a formação base em arqueologia e o aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área, como os de turismo, ao ampliar o conhecimento histórico e oferecer subsídios para compreensão abrangente do significado do patrimônio histórico-arqueológico. O curso propõe um conhecimento pouco abordado no País, bem como a formação de consciência crítica quanto à importância dos testemunhos materiais e sua preservação. 

Público-alvo
Graduados em Ciências Humanas e áreas afins.