Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Especialização / Ciências Humanas /  Ludicidade e Práticas Pedagógicas
Ludicidade e Práticas Pedagógicas

Coordenador(a) : Profa. Ma. Olga Maria Lodi Rizzini

Os jogos e as brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida, principalmente na primeira infância, bem como nas etapas posteriores. A atividade lúdica em qualquer ambiente envolve pessoas e, na escola, acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno e demais membros da comunidade escolar. Não é exagero afirmar que um ambiente animado e construtivo demanda atividades lúdicas, nas quais favorecem o florescimento da criatividade e o desenvolvimento das pessoas. Esta é a proposta da Pós-graduação em Ludicidade e Práticas Pedagógicas, que apresenta um modelo voltado ao aprendizado individualizado, tanto teórico quanto prático, de forma que os pós-graduandos possam atender a demanda cada vez mais complexa da área educacional, que exige profissionais habilitados e com competência para atuar na área lúdica, em particular. 


Objetivos 
O curso visa promover ao professor condições para que ele possa trabalhar junto à criança com o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens, por meio de diferentes linguagens. Outro preceito de especial relevância, consiste em enfatizar o aprendizado do direito à proteção, saúde, liberdade, confiança, brincadeira, convivência, interação e respeito entre as crianças.

Público-alvo
Profissionais licenciados ou graduados em cursos superiores nas áreas de educação e saúde, como pedagogos e psicólogos, e que pretendam atuar com ludicidade.

Metodologia de ensino
Os cursos de pós-graduação a distância da UNISA são ofertados via web, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que fornece acesso aos artigos científicos, videoaulas, fóruns, bate-papos, avaliações eletrônicas e outros materiais. Este ambiente propicia uma dinâmica totalmente diferenciada de interação com o professor e colegas. O aluno comparece na unidade na qual está vinculado ao término de cada módulo, para uma avaliação presencial, e também ao final do curso, quando ocorre a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.