Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Especialização / Ciências Humanas /  Patrimônio Cultural: Preservação e Gestão
Patrimônio Cultural: Preservação e Gestão

Coordenador(a) : Profa. Dra. Adriana Anselmi Ramazzina

O curso de especialização Patrimônio Cultural: Preservação e Gestão têm como proposta apresentar um conjunto de abordagens multidisciplinares embasadas na fundamentação teórica e na prática e atuação profissional dos gestores de bens culturais no Brasil. O aluno irá aprender os conceitos básicos que norteiam a compreensão historiográfica e institucional do campo da preservação de bens culturais – material e imaterial -, relacionando o aprendizado com os princípios de conservação e difusão desses patrimônios e práticas em suas mais diversas manifestações.

Com a proposta de elaboração de projetos de pesquisa e planos de conservação para sítios e bens culturais tombados e/ou registrados, o curso desenvolve habilidades baseadas na sensibilidade e no conhecimento técnico para lidar com as múltiplas situações referentes ao caso brasileiro. Dentre as capacidades que serão trabalhadas durante o curso incluem-se práticas como: compreensão e análise dos principais instrumentos jurídicos em vigor (Tombamento e Registro); domínio de metodologias de inventários de identificação; construção de pareceres técnicos e documentais dos patrimônios; domínio para subsidiar a elaboração de diagnósticos de conservação em bens culturais materiais com ênfase em sítios urbanos; subsídios para o desenvolvimento de diretrizes normativas para bens tombados; elaboração de sínteses, relatórios e textos para divulgação científica; desenvolvimento de ações voltadas à educação patrimonial, explorando possibilidades e métodos de abordagem e ação.

Objetivos
Capacitar os discentes quanto ao saber técnico-teórico e a metodologia da atuação de um Gestor do Patrimônio Cultural, a partir de uma compreensão das práticas de preservação de bens e monumentos culturais do Brasil e as complexidades e diversidades culturais envolvidas, ampliando a visão atual de que o patrimônio deva ser gerido apenas pelo Estado. O objetivo é formar agentes culturais que possam atuar localmente, capazes de influenciar a maneira como a sociedade pensa e discorre sobre seus bens patrimonializados.

O curso propõe também ampliar o conhecimento multidisciplinar da prática de preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, oferecendo uma leitura crítica sobre os discursos autorizados e reforçando a importância da participação dos grupos sociais na preservação do patrimônio material e imaterial.

Público-alvo
Graduados em Ciências Humanas e áreas afins.