Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Especialização / Ciências Humanas /  Trabalho Social com Crianças e Adolescentes
Trabalho Social com Crianças e Adolescentes

Coordenador(a) : Prof. Me. Emanuel Jones Xavier Freitas

O curso oferece aos diferentes profissionais da área social o conhecimento técnico e teórico necessários para atuar junto à infância e juventude, no intuito de fortalecer o sistema de garantia de direitos. Com isso, oferece conhecimentos prévios sobre o segmento, promovendo em sala de aula uma abordagem que tem como base o exercício profissional, ou seja, desenvolve o conhecimento a partir de uma formação para a ação prática do trabalho social.

A partir da aplicação das estratégias de ensino próprias, os professores contribuem para a formação de profissionais interventivos e reflexivos com ações orientadas para a efetivação dos direitos prescritos em legislação específica e de forma que contribuam para o seu fortalecimento.

As atividades estão centradas na estimulação à imaginação e à criatividade, exercitando o raciocínio analítico e sua capacidade de realização. Para isto, os docentes proporcionam condições favoráveis e uma estrutura sistematicamente planejada e articulada de métodos, estratégias e instrumentos de ensino, incluindo atividades de caráter individual e de desenvolvimento coletivo.

Objetivo
Proporcionar aos profissionais de assistência social conhecimentos relativos à política pública na perspectiva do fortalecimento e efetivação dos princípios expressos no sistema de garantia de direitos, em relação à crianças e adolescentes. Via também viabilizar a compreensão sobre o desenvolvimento de estratégias para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Público-alvo
Administradores, Advogados, Antropólogos, Assistentes Sociais, Cientistas Sociais, Licenciados (Letras, História, Geografia etc.), Pedagogos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais.