Psicologia Hospitalar

Coordenador(a) : Profa. Dra. Silvia Helena Modenesi Pucci

A pós-graduação propõe mostrar a importância da psicologia na área da saúde e desenvolver o perfil adequado do profissional por meio de análise e aprendizado do uso da terapia cognitiva no âmbito hospitalar. 
A Psicologia Hospitalar atua de maneira particular, na complexa inter-relação entre saúde e doença, intervindo diretamente nas consequências emocionais negativas geradas pelo processo do adoecer e da hospitalização, tendo como objetivo principal minimizar o sofrimento gerado pela doença e pela internação. É com este conceito que o curso tem como ponto de partida o enfoque biopsicossocial, ou seja, uma visão integral das pessoas, estendido ao paciente como um todo, incluindo a família e a própria instituição.

Objetivos
Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos na área da saúde para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de adoecimento orgânico, com o intuito de auxiliar na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento, tomadas de decisão e reabilitação integral do paciente em instituições hospitalares. 

Público-alvo
Profissionais graduados em Psicologia.