Psicologia Jurídica

Coordenador(a) : Profa. Ma. Denise M. Perissini

O Curso de Especialização em Psicologia Jurídica qualifica os profissionais de Psicologia, capacitando-os para uma visão interdisciplinar da psicologia jurídica, que enfoca a complexidade dos conflitos humanos no âmbito judiciário.

Objetivos:

  • Oferecer a capacidade de vislumbrar a transformação social e promover o protagonismo e autonomia das pessoas envolvidas nos conflitos familiares, compreendendo que os litígios familiares são uma forma patológica de vínculo e uma das fontes de adoecimento (do indivíduo e da própria família), e por isso a Psicologia Jurídica deve atuar auxiliando na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento, tomadas de decisão e conscientização.
  • Oferecer uma compreensão ampla da questão da violência, criminalidade e comportamentos antijurídicos, nos aspectos psicológicos, sócio-históricos e legais.
  • Propiciar uma reflexão acerca das relações de poder e responsabilidades recíprocas entre o Judiciário e a sociedade, analisando instrumentos e tecnologias que possam ser utilizadas de modo ético e compatíveis com a realidade social.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos de Psicologia em momentos de discussão de ideias, atividades em grupo e aprendizagem baseada em problemas, em uma perspectiva crítica e analítica do contexto legal e sócio-político brasileiro.

Público-alvo:
Profissionais da área da Psicologia.