Terapia Floral e o Ciclo Vital

Coordenador(a) : Profa. Mônica Cervini

A Terapia Floral baseia-se, em sua prática, nos preceitos do Dr. Edward Bach, médico inglês renomado com formação em alopatia, homeopatia e especialização em bacteriologia, imunologia e saúde pública que, buscando a raiz do sofrimento humano e a verdadeira causa das doenças observou que estas não ocorriam ao acaso e nem mesmo eram fruto de agentes patogênicos como bactérias ou microrganismos. Concluiu que o fator determinante das doenças, na maioria das vezes, são os estados emocionais em desequilíbrio no Ser.
    Define-se Essência Floral e demais essências de campos de consciência como preparados naturais e artesanais, que trazem registrados em seus conteúdos o padrão de Consciência de uma ou diversas manifestações da Consciência originária da natureza que entram em ressonância com o campo da Consciência de pessoas, grupos, coletividade, animais, ambientes e ecossistemas. Estas agem como princípios catalisadores que ativam processos de expansão e transformação da consciência e despertam talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da paz, harmonia e equilíbrio do Ser. A Terapia Floral se fundamenta na busca do auto percepção consciente de emoções, pensamentos, atitudes e no cultivo de virtudes e qualidades que nutrem a Alma e a Consciência humana.

A Terapia Floral pode atuar em:

- Caráter Preventivo, podendo agir antes do desequilíbrio emocional, mental ou físico.
- Caráter de auto cura - atua diretamente na cura das desarmonias mentais, emocionais ou de atitudes vivenciadas pelo indivíduo.
- Caráter de Aconselhamento e de Educação – o conhecimento da virtude aconselhada leva o despertar da auto percepção consciente que propicia a transformação de sentimentos, emoções, atitudes em desarmonia; proposta em embasamento teórico/cientifico e em um modelo de atuação prática direcionados para o resgate da Paz e da Unidade entre Alma e Personalidade através da Educação da Consciência.
- Caráter Social – atua no resgate da integridade e cidadania do Ser Humano.
   
Ressaltamos que a Terapia Floral faz parte dos Sistemas Terapêuticos não convencionais reconhecidos e recomendados pela Organização Mundial de Saúde desde 1976.

Objetivos
Propiciar ao aluno profissional da área de saúde e afins habilidades e conhecimento teórico e prático da Terapia Floral como uma técnica terapêutica que busca o resgate e compreensão do Ser integral e o processo de cuidar dentro desta perspectiva.
Promover ao aluno conhecimento e habilidade técnica em Terapia Floral para o restabelecimento da saúde e equilíbrio através do aprimoramento e certificação para o trabalho individual, social, corporativo e cientifico.

Público-alvo
Profissionais das áreas de fisioterapia, odontologia, medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, nutrição, veterinária, pedagogia, assistência social, biólogo, botânico e outros graduados que tenham interesse.