Você está em:

Responsabilidade Social /  Programas Sociais
Programas Sociais

A Responsabilidade Social está no DNA da Universidade Santo Amaro - Unisa, que foi idealizada por acadêmicos e membros da sociedade civil da região sul da cidade de São Paulo.

Desde o início de suas atividades, em 1968, os nossos estudantes são estimulados a desenvolver uma interação dialógica entre a esfera universitária e a comunidade onde se inserem. Assim, eles podem vivenciar e aplicar os seus aprendizados, bem como desenvolver novas competências e saberes, em projetos de extensão e pesquisa, construídos coletivamente. Isto porque a humanização e a formação cidadã são intrínsecas ao nosso método de ensino, que visa uma interação transformadora entre a comunidade universitária e a sociedade.

O atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) mantém essa marca pioneira e idealista da UNISA, reafirmando a sua visão de "Ser reconhecida pela excelência de sua participação na transformação da sociedade, contribuindo para formação global do cidadão, na sua realização pessoal e profissional". Nesse sentido, nossos fazeres estão concentrados em quatro programas de Extensão, que, articulados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, almejam estruturar os meios para a efetivação de uma "extensão" transformadora para a universidade, seus alunos e docentes e a sociedade.

Conheça os nossos programas!

  • + -

    Programa Unisa com a Sociedade


    • Programa Unisa com a Sociedade

      Entendendo a complexidade do meio social onde se insere, do qual se originam seus estudantes e colaboradores, intensificou-se na Unisa a necessidade de se integrar ao contexto social, não como veículo de intervenção, mas como parte e reflexo do mesmo.

      O UNISA COM A SOCIEDADE é um programa de extensão e pesquisa, de abrangência nacional, que pretende, por meio de vários núcleos de atuação, aproximar a universidade das sociedades onde está inserida para a construção coletiva de uma nova realidade, baseada no conhecimento que supera a aparência.

      Esse programa, pautado na interação estreita entre extensão, pesquisa e ensino, permite que a comunidade acadêmica, por meio de projetos estruturados e multiprofissionais, interaja fortemente com a comunidade das diferentes unidades federativas onde concentram os polos de apoio presencial da Unisa. Tal processo exterioriza todos os saberes e fazeres presentes no cotidiano universitário, favorecendo o aprendizado vivencial dos estudantes e servindo como base científica para o aumento da compreensão sobre nossa realidade e os meios de melhorá-la. Mais informações: coord.extensao@unisa.br

  • + -

    Programa Unisa em Ação


    • Programa Unisa em Ação

      A Unisa acredita que o principal fator para a emancipação de cada indivíduo é o conhecimento. Nesse aspecto, a transformação social passa obrigatoriamente pelo compartilhamento de saberes e fazeres e a sociedade é a protagonista desse processo. Com base nessa concepção, o UNISA EM AÇÃO visa, por meio de atividades e projetos de educação, gerar meios de empoderamento da população do entorno dos campi da instituição.

      Em cada projeto, a universidade assume o seu papel de difusora do conhecimento científico e de absorvedora do saber social e das competências comunitárias. Com isso, a interação engrandece as comunidades internas e externas da Unisa.

      Todas as atividades do programa estão pautadas nos conceitos de responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável; geração de trabalho e renda; ganho de saúde e qualidade de vida; bem como análise crítica do meio e de seu impacto sobre o indivíduo.

      Mais informações: coord.extensao@unisa.br

  • + -

    Programa Unisa Aberta à Terceira Idade


    • Programa Unisa Aberta à Terceira Idade

      O aumento da população idosa no Brasil é evidente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um contingente de cerca de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Considerando apenas o segmento de pessoas com mais de 75 anos (cerca de 5,5 milhões), esse público no País toma proporções significativas, mudando bastante o perfil etário até pouco tempo considerado jovem.

      O cenário apresenta grandes desafios a serem vencidos, principalmente, na criação de estratégias para o aumento de qualidade de vida. Com base nesse contexto, a universidade estrutura o UNISA ABERTA À TERCEIRA IDADE, formado por projetos com o objetivo de aumentar a autonomia, aprofundar conhecimentos e habilidades e melhorar a qualidade de vida do idoso, por meio da relação intergeracional e desenvolvimento de habilidades e competências dos jovens universitários, nos aspectos relacionados à humanização profissional.

      Trazer o idoso para dentro da universidade e propiciar um ambiente de criação e troca são as marcas de todos os projetos que integram o programa.

      Mais informações: coord.extensao@unisa.br

  • + -

    Programa Jovem Cientista Unisa


    • Programa Jovem Cientista Unisa

      A aproximação precoce do jovem ao universo científico é uma das estratégias mais eficientes para o desenvolvimento do pensamento lógico-analítico e de uma visão crítica e reflexiva sobre o seu universo interno e externo.

      Os projetos do programa visam permitir que as escolas de ensino básico estejam dentro da universidade, e, por outro lado, a Unisa presente nas escolas. Este processo se dá por duas vias: por meio da difusão e discussão do conhecimento científico na realidade escolar e pela presença dos estudantes do ensino médio acompanhando e desenvolvendo projetos de pesquisa na universidade.

      Para o aluno que almeja ingressar no ensino superior e continuar sua trajetória acadêmica, a Unisa ainda oferece, no segundo semestre de cada ano, o Intensivão Unisa, um curso preparatório para o ENEM e o vestibular, inteiramente grátis e on-line.

      Mais informações: coord.extensao@unisa.br

  • + -

    Programa Educação Ambiental e Sustentabilidade


    • Programa Educação Ambiental e Sustentabilidade

      Até 1940, a humanidade temia basicamente duas grandes ameaças de extinção – uma externa (o choque de um grande meteorito, como aparentemente ocorreu há 65 milhões de anos, extinguindo os dinossauros) e outra interna (o advento de uma epidemia desconhecida e incontrolável). Em meados do século passado, foi acrescida mais uma ameaça, provinda dos próprios seres humanos: a bomba atômica. Hoje, em seu lugar, ganhou corpo o grande medo da autodestruição pelo crescimento econômico desenfreado que destrói a natureza e exaure os recursos naturais.

      Embora o agravamento da crise ambiental aponte para uma clara degradação das condições de vida em nosso planeta, é possível alterarmos esse processo educando, conscientizando e instrumentalizando a sociedade atual. Neste contexto, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável assumem uma prioridade sem precedentes na formação das novas gerações e uma permanente pauta nas discussões dos líderes mundiais e nas unidades de formação.

      Com base neste contexto, o Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade perpassa a formação de todos os alunos de todos os cursos da Unisa. O tema é abordado e discutido em disciplinas específicas e em toda disciplina que possua tópicos pertinentes ao tema. Além de presente no currículo, a Unisa possui projetos de extensão para educação e instrumentalização das comunidades internas e externas, além de processos institucionalizados que visam aumentar a sustentabilidade ambiental da universidade, sendo ela o principal exemplo de como melhorarmos a nossa interação com o ambiente complexo onde estamos inseridos.

      Para conhecer o programa entre em contato com coord.extensao@unisa.br

  • + -

    Complexo Esportivo


    • Complexo Esportivo

      O complexo esportivo possui uma infraestrutura que permite a execução do Programa de Atividades Esportivas Extensivas as Comunidades (PAEC).

      O PAEC oferece atividades esportivas que buscam a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da comunidade da região sul de São Paulo e da comunidade acadêmica da Unisa. Os alunos do Curso de Bacharelado em Educação Física, orientados e supervisionados por professores mestres e doutores, têm a oportunidade de aplicar e desenvolver seus conhecimentos adquiridos em sua formação proporcionando aulas de extrema qualidade e diversão à população.

      Áreas de Atendimento:
      Natação (Infantil e adulto);
      Hidroginástica (Adultos e idosos);
      Ginástica (Idosos);
      Dança de Salão (Adultos e idosos);
      Escolinha de Esportes Multiesportiva (infantil);
      Condicionamento Físico (Adultos e idosos).

      Como ser Atendido
      Informações sobre as aulas e inscrições: pelo telefone (11) 2141-8696, das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira. Ou pessoalmente na recepção do PAEC, das 09h às 16h, de segunda a sexta-feira.

      Horário geral de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - Sujeito a alteração sem prévio aviso.

      Endereço: Campus I - Rua Professor Enéas de Siqueira Neto, 340, Jardim das Imbuias, São Paulo – SP.