Vamos de criatividade, @?
Além dos conhecimentos técnicos, os famosos hard skills, o mercado de trabalho também valoriza características pessoais, as soft skills, no processo de recrutamento. Pensando nisso, uma das características que vamos abordar hoje é a criatividade.
É muito comum pensar na criatividade como uma habilidade pessoal e inata. Entretanto, existem técnicas que podem ajudar qualquer profissional a estimular o lado imaginativo.
Leia também:
5 dicas para uma personalidade empreendedora
Saiba como desenvolver sua inteligência intrapessoal
Confira as vantagens de aplicar as metodologias ágeis na rotina de trabalho
Experimente o novo
Não tenha medo de arriscar. Use a famosa frase “O não você já tem, agora busque o sim”em todos os âmbitos da sua vida. Dessa forma, experimente uma rotina diferente e não descarte as ideias que saem da caixinha! Também é importante trocar o uso constante da variável “já tentamos isso antes“ para “já tentamos isso antes, mas podemos tentar de forma diferente agora“.
Tenha uma visão do futuro e foque nela
O comodismo pode até ser um bom estado para ficar, afinal de contas você está dentro da sua zona de conforto, mas lembre-se que uma vida sem ambições é uma vida sem futuro. Portanto, não se limite ao agora, liste os seus principais sonhos e visualize o futuro a longo prazo. Faça planos — e os coloque em prática assim que possível!
Leia histórias diferentes
Não poderíamos falar sobre criatividade sem mencionar aquilo que ajuda tanto a estimular nossa imaginação: os livros com seus portais mágicos para outras dimensões.
No entanto, muita gente recorre aos mesmos gêneros literários, e os padrões são inimigos da soft skill. Por isso, procure ler sobre temas diversificados, variando os cardápios literários e, consequentemente, abrangendo novos saberes.
Observe o seu redor
Você sabia que as inspirações podem surgir de lugares e pessoas totalmente diferentes? É isso mesmo! Por exemplo, uma saída para o cinema pode revelar um insight necessário para o seu trabalho.
Por isso, fique de olho nas imagens, cores, comportamentos e tudo o mais que surgir nas suas atividades diárias e no contato com o público.
Coloque as ideias no papel
Por fim, mas não menos importante, desenvolva o hábito de anotar todas as ideais que surgirem.
Não tem lápis e papel por perto? Faça o download de um app de bloco de notas, envie no grupo da família, anote no calendário do celular… As opções são inúmeras!
E lembre-se, mesmo uma ideia que você imagina não ser boa, não deixe de anotar. Afinal, não existem ideias ruins, apenas não é o momento delas! Lembre-se disso!
Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para mais publicações diversificadas sobre educação e empregabilidade!
Deixe um comentário