Já falamos por aqui sobre as soft skills — habilidades comportamentais super importantes no mercado de trabalho, certo? Pois, entre elas está a capacidade analítica, que é uma das características mais buscadas pelas empresas, afinal ter conhecimento para tomar decisões vale ouro nos dias de hoje.
Ademais, de acordo com uma pesquisa feita pela CI&T e a Opinion Box*, 62% dos líderes de empresas acreditam que essa é uma habilidade crucial.
Pensando nisso, separamos 5 dicas incríveis para você começar a desenvolver a sua capacidade analítica.

Leia também:
5 dicas para uma personalidade empreendedora
Mentalidade colaborativa: entenda o que é e aplique no seu dia a dia
Confira as vantagens de aplicar as metodologias ágeis na rotina de trabalho
Treine o olhar
Antes de começar qualquer análise, é preciso observar não só as informações recebidas, mas também tudo o que acontece ao redor. Dessa forma, quando for relacionar os dados para extrair o que relevante para tomar decisões ou solucionar problemas, a tarefa fica muito mais fácil.
Faça perguntas
Tenha o hábito de questionar tudo. Para isso, procure se informar o máximo possível sobre eventuais problemas e evite criar suposições em relação a tudo. Ademais, fazer perguntas faz parte do processo e, dessa forma, você começa a pensar de forma crítica.
Mantenha-se atualizado
Leia e estude conteúdos diferentes. Além de treinar as habilidades mentais, isso traz outras perspectivas e deixa todo o processo de aprendizagem e também deixa a resolução de problemas muito mais fácil.
A fim de ajudar nesse processo, a Unisa oferece diversos cursos de extensão. São mais de 400 cursos livres, todos 100% on-line! Além disso, qualquer pessoa pode fazer, não há pré-requisito. Se joga e arrasa!
Analise tudo de forma crítica
O profissional que tem capacidade analítica consegue lidar com um grande volume de dados. Por isso, saber administrar essas informações é essencial. Com os dados organizados, fica muito mais simples avaliar os elementos, não só de forma individual, como também em conjunto.
Busque soluções
Por fim, busque soluções não só para os problemas, mas para as diferentes situações que você precisa enfrentar no dia a dia. Pense nas possibilidades e em cenários diferentes, pois esse exercício garante agilidade e firmeza na hora de tomar decisões.
Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para mais publicações sobre educação e empregabilidade!
*Pesquisa Competências e Habilidades para Profissionais do Futuro — 2020.
Deixe um comentário