Unisa promove o IV Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares
Evento on-line aborda Democracia e Direitos Humanos no século XXI
No dia 25 de maio, o Mestrado em Ciências Humanas da Unisa promove o IV Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares com o tema Democracia e Direitos Humanos no Século XXI, propondo um debate sobre o assunto por meio de uma perspectiva interdisciplinar. O evento acontece on-line, das 14h às 20h e tem transmissão via Zoom e Microsoft Teams.
O Simpósio tem se fortalecido a cada nova edição ao reunir profissionais reconhecidos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, de Ciências da linguagem, de Ciências da Saúde, entre outras, com a finalidade de estabelecer diálogos e a troca de experiências relacionadas à complexidade do ser humano e de sua atuação na sociedade.
Confira as temáticas abordadas nas últimas edições abaixo e acesse o Caderno de Resumos da edição de 2021.
Ano | Tema |
2022 | IV Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares
Tema: Democracia e Direitos Humanos no século XXI |
2021 | III Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares
Tema: A percepção do Tempo nas Ciências Humanas (modalidade remota) |
2019 | II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tema: Perspectivas Interdisciplinares dos Estudos das Linguagens |
2018 | I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tema: As Ciências Humanas e o Conhecimento Interdisciplinar |
2016 | II Colóquio Internacional Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tema: Estudos em Cultura Digital: Implicações na Educação e Difusão da Ciência |
2015 | I Colóquio Internacional Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tema: Roland Barthes |
Confira abaixo os Grupos de Trabalho da edição de 2022:
- GT 1: Comunicação, Educação e Linguagens
Coordenação: Dra. Patrícia M. F. Coelho (Unisa); Dr. João Mattar (Unisa); Dra. Gloria Jiménez-Marín (Universidad de Sevilla, Spain); Dr.Rodrigo Elías Zambrano (Universidad de Sevilla, Spain); e Dra. Elena Bellido (Universidad de Sevilla, Spain).
Ementa:
– Reflexões sobre os diálogos interdisciplinares entre os campos da comunicação, educação e das linguagens na mais ampla gama de manifestações.
– Articulações entre teoria e análise de produções artísticas e literárias em diferentes épocas e contextos, com diversas temáticas entre elas, o cinema, a fotografia, as artes plásticas e a literatura.
– Estudos sobre os fenômenos e os processos de comunicação midiática a partir de imagens sonoras, visuais e verbais.
– Operacionalização dos códigos e das linguagens nas vertentes da produção e da crítica e os desdobramentos em obras, instalações, performances e intervenções produzidas no espaço artístico contemporâneo nos sistemas multimidiáticos e transmidiáticos.
- GT 2: Comunicação, Mídia e Identidades
Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Silva (Unisa) e Prof. Dr. Joel Felipe Guindani (UFSM/FW).
Ementa:
Este GT articula reflexões entre comunicação, mídia e identidade ao analisar a mídia não somente a partir das qualidades estéticas de produção, ou ainda, no uso das várias tecnologias como ferramentas de autoexpressão e criação, mas também a partir dos novos modos de percepção e de linguagens, da criticidade em relação às representações e aos seus discursos, ressaltando a importância da sua modalidade de transformação social.
Desse modo, propõe-se a:
I) pensar a sociedade a partir da comunicação como espaço estratégico de criação e de ativação de competências;
II) Debater a importância da mídia na cultura e na sociedade como uma dimensão essencial da experiência contemporânea, como geradora de narrativas identitárias e históricas;
III) Compreender a identidade e a relação dela com os processos comunicacionais e midiáticos e culturais.
- GT 3: Arte, Cultura e Imaginário
Coordenação: Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio (Unisa) e Dr. Manoel Guaranha (Unisa/Fatec).
Ementa: Discussões de cunho teórico e metodológico que abordem temas ligados ao imaginário, entre eles:
– Imaginário e experiência;
– Imaginário e história individual;
– Imaginário e mito;
– Imaginário e narrativas;
– Imaginário e novas tecnologias;
– Imaginário e imaginação;
– Teorias sobre o imaginário.
Além disso, também aborda estudos que contemplem o conceito de imaginário em diferentes perspectivas, relacionando-o com a cultura e a arte por meio de reflexões sobre a relevância dos estudos do imaginário para a compreensão dos fenômenos humanos e de pesquisas interdisciplinares que articulem várias áreas do conhecimento conciliadas pelo tecido imaginário.
- GT4: História da Medicina e da Saúde Pública
Coordenação: Dr. Paulo Fernando de Souza Campos (Unisa); Silvio Gabriel Serrano Nunes (Unisa); Dra. Isabel de Castro Pinto.
Ementa:
– Estudos de narrativas médicas relacionadas às doenças e à medicina e suas aproximações com as humanidades;
– Práticas médicas e normas jurídicas do cuidado em saúde: abordagens interdisciplinares;
– Análise e interpretação de atos clínicos como produtores de discursos e de conhecimento sobre o Outro e sobre a realidade por meio de diferentes linguagens e corpus;
– História, Direito e Saúde: biografias, trajetórias e gênero;
– Fundamentos epistemológicos da prática médica: antropologia dos cuidados, história da enfermagem e da saúde;
– Cuidado e humanização das práticas de saúde;
– Instituições, teorias e representações da medicina a partir de diferentes produções médicas e jurídicas (manuais, teses, teorias, entre outros).
- GT 5: Estudos de Gênero e Interdisciplinaridade
Coordenação: Dra. Juliana Figueira da Hora (Unisa); Dra. Louise Prado Alfonso (UFPEL); Prof. Dr. Rafael Souza (Unisa); Prof. Dr. Luiz Dias (Unisa).
Ementa:
Este GT busca promover discussões as quais visam compreender as relações identitárias sob a perspectiva das questões de gênero. Trata-se de uma proposta interdisciplinar que objetiva envolver os atuais debates sobre a formação de identidades e como estas são mediadas pela representação de gênero nos discursos, pelos mecanismos estruturais e sistêmicos de exclusão, pelas relações de poder, e pelas barreiras locais e regionais.
As questões de gênero se entrecruzam com todos os desafios os quais envolvem a formação identitária das pessoas que se moldam, se configuram, transitam e se constroem nas diferenças sexuais, raciais, culturais, de idade e de classe. As fronteiras identitárias, com o jogo fluido entre similitudes e diferenças, moldam e estruturam os relacionamentos pessoais. Esses são desafios que dialogam com o papel dos laços interpessoais em contextos públicos e privados.
- GT 6: Educação e Políticas Públicas
Coordenação: Dra. Alzira Lobo de Arruda Campos (Unisa); Dra. Marília Gomes Ghizzi Godoy (Unisa).
Ementa:
Discussões de cunho teórico e metodológico abordando temas ligados à políticas educacionais e às diretrizes organizacionais; às políticas públicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, bem como para a Formação de professores; a influência internacional sobre a concepção de educação no Brasil; o estudo das concepções de educação engendradas no cotidiano da escola brasileira a partir de prescrições legais; a história intelectual e pedagógica brasileira e o processo de escolarização; a escola e sua organização como ponto de convergência entre o sistema de ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula; documentação legal: constituição, estatutos, leis, decretos; educação e diversidade; educação e inclusão.
Serviço:
IV Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares – Democracia e Direitos Humanos
Dia 25 de maio, das 14h às 20h.
Transmissão on-line via Zoom e Microsoft Teams
Inscreva-se em www.unisa.br/eventos para receber o link de transmissão.
Para submissão de trabalhos: jfhora@prof.unisa.br
Prazo: 06/05/22