A história da Residência Médica no Brasil foi iniciada em 1949, quando o Conselho Federal de Medicina instituiu o Programa de Residência Médica (PRM), cujo objetivo era formar médicos especialistas para atender a crescente demanda por serviços de saúde.
Desde então, a Residência Médica vem sendo desenvolvida como um programa de formação e desenvolvimento para médicos que desejam se especializar em determinadas áreas da medicina e atualmente são oferecidas mais de 60 especialidades e subespecialidades.
Cada vez mais importante no Brasil devido à crescente demanda por médicos especializados, com a Residência, os médicos podem se aprimorar em suas áreas de especialização, o que melhora o atendimento à população. Além disso, os Programas proporcionam a oportunidade de desenvolver habilidades clínicas e técnicas, o que ajuda a melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

O que é Residência Médica?
Residência Médica é um Programa de treinamento de Pós-Graduação e um requisito para obter o certificado de especialização em uma área da Medicina. Assim, ela é essencial para qualquer médico que deseja se especializar na área da Saúde, para capacitar os profissionais a atuarem com segurança e habilidade.
Os Programas têm duração de dois a cinco anos e incluem aulas teóricas, atividades práticas, treinamento na área e participação em seminários e simpósios. Além disso, alguns cursos oferecem a possibilidade de realizar pesquisa e publicar trabalhos científicos.
Durante o PRM, os residentes são supervisionados por médicos experientes que os treinam nos aspectos práticos da Medicina, fazendo desde a avaliação de pacientes, diagnóstico e tratamento até a cirurgia. Além disso, os médicos residentes desenvolvem habilidades de liderança e de trabalho em equipe, o que é essencial para o sucesso em qualquer ambiente clínico.
Uma vez que completam um Programa de Residência, o profissional passa por exames de habilitação para o título de especialista na área escolhida e ao passar, está pronto para exercer sua profissão de forma independente.
Na Universidade Santo Amaro – Unisa, o Programa de Residência Médica na Unisa forma especialistas de alto nível, capacitando-os para atuar em diferentes áreas da medicina. Oferecemos Residências em diversas áreas, como: Dermatologia; Endocrinologia; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina Intensiva; Ortopedia; Psiquiatria; Urologia; Cirurgia Geral; e muitas outras.
Como ingressar em uma Residência Médica?
Para ingressar na Residência Médica, os candidatos devem atender alguns requisitos básicos, como comprovar que concluíram o curso de Medicina e que foram aprovados nos exames de conhecimentos específicos da área escolhida.
Após reunir todos os documentos e preencher a solicitação de inscrição, o interessado deve passar por um processo seletivo e uma entrevista. Nesse processo, são avaliados: o currículo, a experiência prévia e as qualificações acadêmicas.
Na Unisa, são avaliadas as qualificações pessoais e profissionais de cada candidato que, depois de aceito, recebe uma bolsa de estudos durante o período de estudos.
Conheça as Residências Médicas da Unisa
Na Residência da Unisa, os profissionais têm acesso a todos os recursos necessários para desenvolver suas habilidades e técnicas clínicas. Eles têm a oportunidade de trabalhar em diversas áreas especializadas e são supervisionados por profissionais experientes e habilitados para garantir que o treinamento seja feito da melhor forma possível.
Os programas de Residência Médica da Unisa têm duração mínima de dois anos e máxima de quatro anos. Nesse período, os residentes devem ter um mínimo de 2.400 horas de atividades teóricas, 3.600 horas de atividades práticas e 1.200 horas de atividades de estágio supervisionado.
Durante o PRM, os profissionais têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, além contar com de aulas teóricas e práticas, palestras, seminários, clínicas, simulações, visitas técnicas, áreas de assistência prática, controle de qualidade, gestão de unidades e outras atividades.
Após a conclusão do Programa, é necessário realizar um exame de título de especialista reconhecido pelo Ministério da Saúde para obter o certificado de especialista.
Saiba mais sobre as Residências da Unisa a seguir:
Residência em Reumatologia
A Reumatologia é a área da medicina responsável por tratar de doenças inflamatórias e degenerativas que afetam o sistema musculoesquelético, incluindo articulações, ossos, músculos, ligamentos e tendões.
Na Unisa, a Residência oferece uma formação teórica e prática em diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças reumatológicas. Também oferece treinamento em habilidades clínicas, comunicação e ensino com módulos de treinamento de saúde pública, investigação clínica e gerenciamento de recursos.
Além disso, os residentes são supervisionados por médicos reumatologistas qualificados e estão envolvidos em atendimento clínico de pacientes, seminários, leituras e tarefas de pesquisa e também participam de atividades de trabalho em equipe, como grupos de discussão, apresentação de casos e atividades de ensino em serviços de reumatologia.
As atividades da Residência em Reumatologia na Unisa incluem:
- Atendimento ambulatorial em crianças, jovens e adultos;
- Atendimentos ambulatoriais com pessoas com doenças imunomediadas;
- Procedimentos de punção articular;
- Journal Club;
- Apresentações de Seminários;
- Pesquisa em Reumatologia.
Residência em Anestesiologia
Anestesiologia é a especialidade médica que trata das medidas para prevenir, aliviar ou suprimir a dor e outras reações a procedimentos invasivos realizados durante diagnósticos, procedimentos cirúrgicos, terapias e outras formas de tratamento.
A Residência em Anestesiologia da Unisa tem duração de três anos, nos quais os primeiros dois anos são destinados ao treinamento teórico-prático, e o terceiro destina-se ao treinamento em serviço e à realização de um estágio curricular.
Durante o Programa, os estudantes têm a oportunidade de familiarizar com técnicas modernas de anestesia, além de obterem treinamento em reanimação cardiopulmonar, terapia intensiva, Medicina Perioperatória e Medicina Crítica.
Após a conclusão, os médicos estão capacitados para atuar na área de anestesia, com habilidades para lidar com doenças graves, cirurgias traumáticas e procedimentos cirúrgicos que exijam anestesia.
Residência em Psiquiatria
A Psiquiatria é a especialidade que se ocupa do estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas de saúde mental. Ela é responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, tais como: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, ansiedade, dependência química, entre outros.
A Residência Médica em Psiquiatria da Unisa tem duração de dois anos, e capacita os profissionais por meio de atividades teóricas, práticas e laboratoriais. Ao longo do Programa, os residentes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em contextos clínicos na prática diária, bem como de participar de diversos projetos e atividades de pesquisa e de estágios em outros serviços da área da saúde mental.
Residência em Pediatria
A Pediatria é a área da medicina dedicada ao estudo e tratamento de doenças e condições relacionadas à saúde infantil. Os pediatras são responsáveis por prestar cuidados às crianças desde o nascimento até a adolescência.
O Programa de Residência Médica em Pediatria da Unisa tem como objetivo promover o aprendizado e o desenvolvimento de competências necessárias para o atendimento às crianças e adolescentes de forma humanizada, integral e qualificada.
Com duração de três anos, o Programa proporciona estágios nos Serviços de Pediatria do Hospital de Ensino Wladimir Arruda (HEWA), nas unidades básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e nas Unidades de Internação do Hospital Geral do Grajaú (HCG).
Durante a Residência, os alunos desenvolvem habilidades clínicas, assistenciais, diagnósticas e terapêuticas, além de vivenciar e discutir, de forma crítica e fundamentada, questões relacionadas à saúde da criança e do adolescente.
Ao final do Programa, o residente é capaz de atuar com autonomia na atenção à saúde da criança e do adolescente, promovendo segurança, qualidade e eficiência.
Residência em Otorrinolaringologia
A Otorrinolaringologia (ORL) é a especialidade médica que trata os problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta, incluindo o diagnóstico e tratamento de doenças e condições que afetam o ouvido, nariz e garganta, incluindo infecções, problemas de audição, desequilíbrio dos líquidos no ouvido, doenças que afetam a voz e a deglutição e muito mais.
O Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia da Universidade Santo Amaro é tem duração de três anos, nos quais os médicos residentes recebem treinamento em várias áreas da otorrinolaringologia, como diagnóstico e tratamento de doenças e problemas relacionados à orelha, nariz e garganta, exames audiométricos, audiometria, rinometria e outros. Além disso, eles também realizam cirurgias, tanto na clínica quanto no centro cirúrgico.
As aulas ambulatoriais são ministradas no Hospital de Ensino Wladimir Arruda e no Hospital Municipal Capela do Socorro. As atividades cirúrgicas, por sua vez, são realizadas no HEWA, HMCS, Hospital Geral de Pedreira.
Durante o Programa, os residentes são orientados pelos professores da universidade, que lhes dão assessoria acadêmica, além de ministrar aulas teórico-práticas. Eles também realizam atividades de pesquisa, cursos de especialização em subáreas da otorrinolaringologia e seminários.
A especialização em Otorrinolaringologia habilita o residente para exercer funções de tratamento em laringologia, faringologia, voz, apneia do sono, cirurgia estética da face, cirurgia de cabeça e pescoço entre vários outros tratamentos.
Residência em Ortopedia e Traumatologia
A Ortopedia e Traumatologia é uma área da medicina dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças e lesões dos ossos, músculos e articulações. Também trata de problemas de coluna vertebral, doenças degenerativas, lesões esportivas, entre outros.
O Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Unisa é um dos mais antigos e bem conceituados do país. Com duração de três anos, visa preparar médicos para atuarem como especialistas na área de Ortopedia e Traumatologia, sejam eles clínicos ou cirurgiões.
Os alunos contam com um corpo docente qualificado, bem como a modernos serviços, equipamentos e laboratórios para desenvolver suas habilidades. A área de treinamento possui os seguintes tópicos: Artroscopia, Cirurgia de Coluna, Cirurgia Ortopédica, Cirurgia de Ombro e Cotovelo, Cirurgia de Joelho, Cirurgia de Pé e Tornozelo, Cirurgia de Mão, Traumatologia e Cirurgia Plástica.
Além disso, o residente tem a oportunidade de atuar em projetos de pesquisa, seminários, palestras e outras atividades. Durante a Residência, o aluno deve cumprir com carga horária de trabalho de 36 horas semanais e realizar atividades acadêmicas nos hospitais conveniados.
O Programa ocorre em regime de tempo integral e as disciplinas obrigatórias são: Anatomia, Fisiologia, Patologia, Imaginologia, Cirurgia Geral, Semiologia, Terapia, Cirurgia Ortopédica, Cirurgia de Ombro e Cotovelo, Cirurgia de Joelho, Cirurgia de Pé e Tornozelo, Cirurgia de Mão, Ortopedia Pediátrica, Traumatologia e Cirurgia Plástica.
Residência em Oftalmologia
A Oftalmologia é a especialidade médica que trata dos olhos e da visão. É responsável por diagnosticar, tratar e prevenir problemas oculares, como catarata, glaucoma, miopia, hipermetropia, astigmatismo, degeneração macular e outras doenças oculares.
O Programa tem duração de três anos e conta com a supervisão de um professor orientador. Durante esse período, o residente atua em serviços clínicos, cirúrgicos e de atendimento, além de ter acesso a laboratórios e salas de aula equipados com modernas tecnologias e equipamentos.
Durante a Residência, o profissional deve cumprir atividades obrigatórias, como participação em conferências, seminários, congressos e outros eventos, além de realizar estágios e trabalhos de campo. Ao final, é realizado um projeto de tese para a conclusão dos estudos.
A Residência em Oftalmologia da Unisa visa preparar os residentes para o atendimento de doentes oculares, assim como para o ensino, a pesquisa e a extensão. Os residentes têm a oportunidade de atuar nos principais serviços oftalmológicos da Universidade e adquirem conhecimentos especializados para atender às exigências do mercado.
O PRM em Oftalmologia abrange atividades práticas em Glaucoma, Catarata, Miopia, Astigmatismo, Lentes de contato, Plástica ocular, as quais são ministradas no Hospital de Ensino Wladimir Arruda.
Residência em Dermatologia
A Dermatologia é a especialidade que trata das doenças da pele, dos cabelos e das unhas. Ela lida com todas as condições relacionadas à saúde da pele, incluindo assuntos como cicatrizes, manchas, verrugas, acne, alergias, infecções, entre outros.
A Residência em Dermatologia da Unisa tem duração de 3 anos e os residentes recebem treinamento intensivo em dermatologia clínica, cosmiatria, cirurgia e procedimentos estéticos, além de vivenciar práticas em unidades de saúde, clínicas e hospitais da região.
Durante o período da Residência, os alunos desenvolvem trabalhos de pesquisa, participam de seminários, congressos e programas de extensão, além de atuar na prática clínica. Ao final do programa, os alunos são avaliados por uma banca examinadora e recebem o título de especialista em Dermatologia.
Residência em Ginecologia e Obstetrícia
A Ginecologia e Obstetrícia lidam com o cuidado da saúde feminina. Esse campo da medicina é responsável por cuidar de mulheres ao longo das diversas fases da vida, desde a infância até a maturidade.
A Residência em Ginecologia e Obstetrícia é uma formação especializada para profissionais médicos que queiram atuar na área da Saúde da Mulher e tem duração de três anos. Durante o Programa, os residentes desenvolvem competências práticas e teóricas em ginecologia e obstetrícia, que incluem a prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças ginecológicas e obstétricas.
Além disso, podem atuar em diferentes áreas, que incluem tópicos como a saúde da mulher, planificação familiar, assistência pré-natal e saúde sexual e reprodutiva. O Programa também oferece possibilidade aos residentes de participarem de congressos nacionais e internacionais.
Residência Médica em Cirurgia Geral
A Cirurgia Geral é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento cirúrgico de diversas patologias. Geralmente, o médico cirurgião geral trata doenças que afetam órgãos internos bem como patologias da cavidade abdominal, do tórax, das vias biliares, do diafragma, do sistema genital e outras patologias.
A Residência em Cirurgia Geral da Unisa tem duração de três anos, nos quais os residentes têm acesso a ensino e treinamento acadêmico e prático, bem como práticas clínicas e cirúrgicas com os melhores profissionais.
O Programa inclui cirurgia geral, urologia, cirurgia vascular, cirurgia oncológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica e restauração de membros. Os residentes também têm oportunidades de trabalhar em sessões de pesquisa e desenvolver habilidades de ensino, além de receber treinamento em tecnologia médica e instrumentação avançada.
As aulas práticas são ministradas em diversos hospitais de São Paulo, como o Hospital Geral do Grajaú e o Sírio Libanês.
Residências multiprofissionais da Unisa
Residências multiprofissionais são espaços de aprendizagem que reúnem profissionais de diferentes áreas para trabalhar juntos em uma mesma localização. Esses Programas oferecem aos profissionais a oportunidade de aprender mais sobre suas respectivas áreas de trabalho, além de oferecer um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Além das Residências Médicas tradicionais que citamos neste post, a Unisa também oferece Residências Multiprofissionais, como poderá ver a seguir:
Residência Multiprofissional em Emergências Clínicas e Trauma
Este programa de Residência tem duração de dois anos e como o nome indica, é direcionado para que profissionais se especializem na pratica do cuidado integral à saúde, na abordagem em trauma e emergências diversas.
O público-alvo da especialização, são: assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros.
Residência Multiprofissional em Emergências e Intensivismo em Neonatologia e Pediatria
O público-alvo dessa Residência são psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, e enfermeiros.
Nesta Residência, os profissionais aprendem o cuidado integral à saúde de bebês recém-nascidos, crianças e adolescentes em emergências e terapias intensivas, bem como na construção de uma prática transdisciplinar que valoriza a perspectiva biopsicossocial no cuidado com os pacientes.
A importância em fazer uma Residência Médica
Além de obrigatória para que os médicos possam obter o certificado médico e atuem na área escolhida para traçar sua história na profissão, a experiência prática obtida durante a Residência Médica permite que os médicos adquiram habilidades clínicas especializadas e aprendam habilidades de liderança, além de desenvolver habilidades acadêmicas que são importantes para o seu desempenho em um ambiente clínico.
Dessa forma a Residência também oferece a oportunidade de se dedicar à pesquisa clínica e acadêmica, pois recebe-se um treinamento intensivo nas áreas específicas escolhidas e prepara os alunos para serem profissionais mais competentes, criativos e preparados para enfrentar qualquer desafio.
Os PRM também preparam os médicos para o mercado de trabalho em geral, pois as habilidades necessárias para se tornar um profissional bem-sucedido são adquiridas durante esse período, como a capacidade de trabalhar de forma independente, e a capacidade de se comunicar e interagir com pacientes e outros profissionais da Saúde.
Além disso, também é importante porque ensina aos profissionais a lidar com situações complexas, a trabalhar em equipe e a tomar decisões baseadas em consensos e em evidências, capacitando-os com as habilidades fundamentais para o sucesso na carreira.
Está esperando o que? Acesse agora mesmo o nosso site e fique por dentro dos editais de cada Residência, a Unisa conecta você ao sucesso!
Leia mais:
Deixe um comentário