Voltar

Quais áreas um fisioterapeuta pode seguir?

O fisioterapeuta é o profissional da Saúde que trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e doenças relacionadas ao movimento humano. O objetivo principal da fisioterapia é ajudar as pessoas a maximizar a capacidade física, melhorar a qualidade de vida e prevenir futuras lesões. Os fisioterapeutas utilizam uma variedade de técnicas terapêuticas para…

O fisioterapeuta é o profissional da Saúde que trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões e doenças relacionadas ao movimento humano. O objetivo principal da fisioterapia é ajudar as pessoas a maximizar a capacidade física, melhorar a qualidade de vida e prevenir futuras lesões.

Os fisioterapeutas utilizam uma variedade de técnicas terapêuticas para tratar problemas físicos, incluindo exercícios terapêuticos, massagem, mobilização articular, eletroterapia, hidroterapia, entre outras. Eles trabalham com pacientes de todas as idades, desde crianças até idosos, e podem tratar uma ampla gama de condições, como lesões esportivas, dores nas costas, artrite, distúrbios respiratórios, problemas neurológicos e outras.

Além de tratar pacientes individualmente, esses profissionais também podem trabalhar em equipes multidisciplinares em hospitais, clínicas, escolas, empresas e centros de reabilitação para fornecer uma abordagem integrada e holística ao tratamento de lesões e doenças.

Mas, afinal, quais áreas um fisioterapeuta pode seguir? Neste post, vamos falar sobre as áreas de atuação desse profissional, vem com a gente!

Áreas da Fisioterapia

Fisioterapia Ortopédica

Os fisioterapeutas ortopédicos trabalham com pacientes que sofrem de lesões músculo esqueléticas como fraturas, lesões ligamentares, distensões musculares, lesões por esforço repetitivo, tendinite, bursite e osteoartrite. Eles usam uma variedade de técnicas terapêuticas, incluindo exercícios terapêuticos, terapia manual, eletroterapia e modalidades físicas, como crioterapia e termoterapia.

Esse tipo de tratamento pode ajudar a melhorar a mobilidade, a força e a flexibilidade do paciente, além de reduzir a dor e o inchaço. Também pode auxiliar na prevenção da progressão de doenças músculo esqueléticas, bem como lesões futuras. Em muitos casos, a Fisioterapia Ortopédica é uma alternativa eficaz à cirurgia, evitando procedimentos mais invasivos.

Fisioterapia Esportiva

A Fisioterapia Esportiva ajuda atletas a prevenir, tratar e reabilitar lesões relacionadas à prática de esportes e atividades físicas, bem como a maximizar seu desempenho esportivo.

Os fisioterapeutas esportivos trabalham com atletas de todos os níveis e em todos os tipos de esportes — desde os de alta intensidade, como futebol e basquete, até atividades de menor impacto, como yoga e pilates. Eles usam uma variedade de técnicas terapêuticas para tratar lesões esportivas, incluindo terapia manual, exercícios terapêuticos, crioterapia, termoterapia e eletroterapia.

Além de tratar lesões, a Fisioterapia Esportiva também ajuda a prevenir lesões futuras, identificando desequilíbrios musculares e trabalhando para corrigi-los. Esses profissionais também auxiliam os atletas a aprimorar seu desempenho desenvolvendo programas de treinamento personalizados que visam melhorar a força, a flexibilidade, a coordenação e a técnica.

Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica é a área que avalia, trata e previne problemas físicos e motores em crianças, promovendo um desenvolvimento motor saudável e melhorando a qualidade de vida.

Os fisioterapeutas pediátricos trabalham com crianças portadoras de uma ampla variedade de condições, incluindo atrasos no desenvolvimento motor, distúrbios neurológicos, doenças neuromusculares, problemas ortopédicos, condições respiratórias e cardiovasculares e lesões traumáticas. Eles usam uma variedade de técnicas terapêuticas para ajudar os pacientes a melhorarem seu equilíbrio, coordenação, força muscular, mobilidade e postura.

Além de tratar problemas físicos, a Fisioterapia Pediátrica também ajuda a melhorar o bem-estar emocional e psicológico das crianças, fornecendo um ambiente de apoio e seguro para que elas possam aprender e crescer. Esses fisioterapeutas também trabalham em conjunto com outros profissionais de Saúde como médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para permitir o recebimento de cuidados multidisciplinares.

Fisioterapia Neurológica

Esta área da Fisioterapia concentra-se na avaliação, tratamento e reabilitação de pessoas com distúrbios neurológicos, visa aprimorar a capacidade funcional, reduzir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Os fisioterapeutas neurológicos trabalham com pessoas com uma ampla variedade de condições neurológicas, incluindo acidente vascular cerebral; lesão medular; esclerose múltipla; paralisia cerebral; Parkinson; Alzheimer e outras doenças neurológicas degenerativas.

Os profissionais especializados na área usam uma variedade de técnicas terapêuticas para ajudar os pacientes a melhorarem sua força muscular, coordenação, equilíbrio, mobilidade e habilidades funcionais.

Saúde ginecológica

O objetivo da fisioterapia na saúde ginecológica é melhorar a função muscular e neuromuscular da região pélvica, aliviando a dor e melhorando a qualidade de vida das mulheres.

Disfunções como dor pélvica crônica, incontinência urinária, incontinência fecal, disfunção sexual, vaginismo, endometriose, cistite intersticial, prolapso uterino e da bexiga e outras podem ser tratadas por meio da fisioterapia ginecológica.

Os fisioterapeutas ginecológicos utilizam uma variedade de técnicas terapêuticas para tratar essas condições, incluindo exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, massagem, terapia manual, biofeedback, eletroestimulação, técnicas de relaxamento, técnicas de respiração, entre outros.

Oncologia

O objetivo da Fisioterapia Oncológica é ajudar pacientes a lidarem com os efeitos colaterais físicos e emocionais do tratamento do câncer, bem como a melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento.

Como pacientes oncológicos podem enfrentar uma variedade de problemas físicos e funcionais, esses fisioterapeutas usam técnicas terapêuticas específicas para ajudar a reduzir esses sintomas e garantir o bem-estar do paciente.

Fisioterapia Cardiovascular e Pulmonar

A Fisioterapia Cardiovascular e Pulmonar é uma especialidade que se concentra no tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares e pulmonares. Para isso, são utilizadas uma variedade de técnicas terapêuticas para ajudá-los a recuperar as funções pulmonar e cardiovascular, reduzir a dispneia, melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações futuras.

Os fisioterapeutas também podem trabalhar com pacientes que se recuperam de cirurgias cardiovasculares e pulmonares, como cirurgia cardíaca, angioplastia e cirurgia torácica. Nesses casos, a fisioterapia é usada para na recuperação das funções pulmonar e cardiovascular após o procedimento.

Fisioterapia Geriátrica

A Fisioterapia Geriátrica é a especialidade voltada para o tratamento de pacientes idosos cujo objetivo é ajudar a melhorar a qualidade de vida, prevenir lesões e doenças, bem como tratar condições crônicas que afetam a mobilidade e a funcionalidade do paciente.

Como vimos, os fisioterapeutas contam com um leque de possibilidades de atuação. Para isso, devem continuar se especializando para se tornarem profissionais amplamente capacitados para atender as especificidades de seus pacientes.

Graduação em Fisioterapia é na Unisa! Nossa Instituição de Ensino conta com 55 anos de história e é reconhecida com nota máxima pelo MEC. Os alunos podem, ainda, estudar nas modalidades Presencial ou Semipresencial, além de contarem com diversas especializações na área! Na Unisa, o aluno conta com Estágios Supervisados, que contemplam a inclusão no SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de parceria com a PMSP no Programa Saúde da Família (PSF). Além disso, a Instituição possui uma infraestrutura completa em seu campus com: Laboratórios altamente equipados; Clínica de Fisioterapia; Parceria com Hospital Geral do Grajaú e ONGS. Acesse nosso site e saiba mais!

Leia mais:

Conheça as principais carreiras da Saúde em alta

Conheça Cursos de pós-graduação na área da saúde

Especialização em Oncologia: saiba mais sobre o assunto

Palavras chaves

Veja o que estão comentando

Receba conteúdo Premium Grátis

Toda semana um conteúdo de alto valor por e-mail.

Nome