A nutrição sempre foi um fator de preocupação na vida das pessoas e na saúde pública orientada por órgãos competentes, mas é preciso entender como ela funciona
A saúde humana passa por vários fatores antes mesmo de qualquer contato ou reação patológica. E uma das partes essenciais para o bom funcionamento do corpo é a alimentação, que exige nutrientes e componentes específicos para cada finalidade e/ou benefício.
Em períodos difíceis como o da pandemia da covid-19, vemos ainda mais a importância de manter uma boa alimentação e quão dramático é identificar casos de fome e desnutrição.
Segundo dados do Inquérito Nacional sobre a Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19 no Brasil, realizado em 2022, cerca de 58,7% dos brasileiros estão vivendo em algum grau de insegurança alimentar.
O que, mais uma vez, trouxe à tona as questões de saúde alimentar e dúvidas sobre o que é nutrição. Por isso, seja por motivos de pesquisa pessoal, maior entendimento de saúde ou interesse profissional pelo segmento, vamos esclarecer o conceito.
O que é nutrição?
A nutrição é uma área do conhecimento que estuda os processos biológicos e metabólicos ocorridos no corpo humano relacionados à ingestão e utilização de nutrientes, bem como também o funcionamento da ação desses nutrientes para prevenção de doenças.
Sendo assim, a nutrição acaba englobando diversos aspectos, desde a escolha dos alimentos de acordo com o caso específico, até a absorção e utilização dos nutrientes pelo organismo.
Então, estamos falando de uma ciência multidisciplinar que envolve diferentes áreas do conhecimento, como Biologia, Química, Fisiologia, Medicina e até mesmo a Psicologia.
Normalmente, as áreas do conhecimento que tratam da saúde têm objetivos e, no caso da nutrição, o principal é, de fato, promover a orientação adequada sobre o quão importante ela é, cuidando do corpo e prevenindo doenças com os nutrientes obtidos pela alimentação.
Mas, afinal, o que são nutrientes?
Respondido o que é nutrição, é necessário explicar o que é o principal “objeto de análise” dessa ciência: os nutrientes. Que são exatamente as substâncias que o corpo humano necessita para manter as funções vitais, como aquisição de energia, proteínas e a manutenção do equilíbrio hídrico.
De modo geral, eles podem ser divididos em macronutrientes, necessários em grandes quantidades. Alguns deles são os carboidratos, proteínas e gorduras.E os micronutrientes, aqueles necessários em pequenas quantidades, como vitaminas e minerais.
O diagnóstico de cada pessoa pode precisar de mais ou menos nutrientes específicos, é o que normalmente ocorre em casos de obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias, doenças cardiovasculares e outras doenças.
Até mesmo na saúde mental e emocional a nutrição pode contribuir, orientando à chamada alimentação saudável e balanceada.
Intolerâncias nutricionais e alimentares
Outra tarefa da nutrição é lidar com as intolerâncias nutricionais e alimentares, que são reações adversas a certos nutrientes ou alimentos que podem causar desconforto ou sintomas de doença em algumas pessoas.
Essas intolerâncias podem ser causadas por diversos fatores, como deficiências enzimáticas, sensibilidade a determinados componentes dos alimentos, ou por condições médicas específicas.
Entre as intolerâncias nutricionais mais conhecidas estão a intolerância à lactose, à frutose, ao glúten e ao açúcar presente em alimentos industrializados. Já as intolerâncias alimentares podem incluir alergias alimentares, reações ruins ao ingerir certos alimentos.
Áreas da nutrição

Enquanto carreira, o ingresso é feito ao se formar no curso bacharelado de Nutrição edepois solicitar inscrição no CRN (Conselho Federal de Nutricionistas) para poder atuar profissionalmente. Para obter especialização, existem vários cursos de Pós-Graduação em Saúde direcionados ao tema.
Uma grande vantagem para quem tem interesse na profissão, é o fato de poder atuar em diversos espaços, as chamadas áreas da Nutrição. Veja algumas delas:
- Nutrição esportiva
- Nutrição pediátrica
- Nutrição oncológica
- Saúde pública
- Empresas
- Educacional
- Gastronomia
- Pesquisa
- Consultoria
Como é a faculdade de Nutrição?
A Nutrição é um dos cursos de Saúde que gera muita curiosidade e as aulas da faculdade podem ser tanto teóricas quanto práticas, geralmente ocorrendo em sala de aula, laboratórios e clínicas de nutrição.
Enquanto as aulas teóricas apresentam conteúdos relacionados às Ciências Biológicas, como Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Avaliação Nutricional, Dietoterapia e Nutrição Clínica, as aulas práticas consistem em atividades de preparo de alimentos, análise sensorial e até atendimento clínico.
O curso de Nutrição tem duração média de 4 anos e o perfil do estudante é de alguém que se interessa por saúde e alimentação, tem facilidade com as Ciências Biológicas e gosta de trabalhar em equipe.
Ter facilidade para se comunicar e empatia com pessoas em diferentes contextos, faz total diferença na profissão. E é preciso também ter disposição para lidar com cálculos e análises de dados, já que a Nutrição envolve conhecimentos em matemática e estatística.
Por fim, é sempre importante ressaltar que a preocupação nutricional deve estar constantemente presente na vida de todos, e se você deseja se profissionalizar na área ou saber mais sobre o curso, visite nossa página da Graduação em Nutrição!
Deixe um comentário