Dia 18 de julho é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela (1918-2013), figura de extrema importância na luta pela igualdade racial na África do Sul e pelos direitos sociais no mundo.
Mandela foi o principal líder político da história da África do Sul. Madiba — como também era conhecido — lutou contra o regime segregacionista do apartheid durante grande parte de sua vida e foi preso durante 27 anos por esse motivo, voltando à liberdade nos anos 90, mesma década em que foi eleito presidente da África do Sul e recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
O que foi o apartheid?
Estabelecido após o fim da Segunda Guerra Mundial, o apartheid foi uma consolidação institucional na África do Sul que separou, por meio da legislação, brancos e negros do país.
Ao chegar ao poder, o Partido Nacional Africander criou uma série de leis que negava direitos sociais e políticos básicos da população negra do país, na qual era o proibido o casamento inter-racial, bem como o acesso aos mesmos espaços públicos, terras para cultivo e riquezas naturais.
A segregação foi tanta que, nas cidades, foram criados guetos que se assemelhavam muito à campos de concentração para isolar a população negra. Eles também eram obrigados a usarem credenciais, sendo presos caso fossem parados por forças policiais sem esses documentos ou em locais considerados proibidos.
Durante esse processo, Mandela esteve presente na luta contra o apartheid por meio do partido Congresso Nacional Africano (CNA), oposição do Partido Nacional Africander, participando de diversas ações contra a segregação; foi preso em 1964 e condenado à prisão perpétua.
Enquanto a África do Sul travava uma luta interna, a comunidade internacional também buscava o fim do apartheid, tanto no aspecto econômico, como cultural, com a proibição da participação do país em eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.
Mas foi apenas nos anos 80 que as pressões internacionais ficaram mais intensas, causando uma piora no cenário político e econômico, que perdurou ainda até o início da década de 90, quando enfim foram criadas medidas para acabar com o apartheid.
No entanto, a situação ainda estava violenta e a transição não foi pacífica.
Nelson Mandela: Prêmio Nobel e presidência
Em 1993, Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz pela atuação política no processo de transição do país e por sua luta pelos direitos sociais da população sul-africana.
Em 1994, foi eleito presidente do país e em seu governo, que durou até 1999, foram criados programas de habitação, educação e desenvolvimento para a população, além de uma nova Constituição, o que levou à estabilidade política.
Mesmo após a saída do governo, Madiba continuou trabalhando em prol da comunidade por meio da Fundação Nelson Mandela , que atua em diversas áreas sociais no mundo todo.
Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, de infecção pulmonar, em sua casa em Johannesburgo, capital da África do Sul e deixou um legado gigante pela luta pela igualdade e direitos sociais.
Deixe um comentário