Você sabe como está o mercado de trabalho para fisioterapeutas no país?
Preparamos este post com tudo que você precisa saber sobre o cenário atual da Fisioterapia no Brasil. Continue lendo para descobrir informações sobre oportunidades, áreas, habilidades essenciais e muito mais! Vamos lá?
Como é o mercado de trabalho para fisioterapeutas no Brasil?
Para analisar o mercado de trabalho para fisioterapeutas no Brasil, é preciso levar a pandemia em consideração, pois desde que a covid-19 assolou o mundo, a preocupação com questões ligadas à saúde aumentou consideravelmente e, por conta disso, a procura geral por profissionais da Saúde aumentou consideravelmente, o que é muito positivo para quem está no setor. Segundo a Exame, a busca por esses profissionais cresceu 725% desde a pandemia de covid.
Entre as áreas mais procuradas, a Fisioterapia foi uma das mais buscadas pelo público. Isso porque ela pode ser muito útil para aliviar dores e garantir a melhor qualidade de vida possível.
Dessa forma, podemos adiantar que o mercado para fisioterapeutas no Brasil vai bem, uma notícia excelente, seja para profissionais experientes, para quem cursando a Graduação, ou para quem pretende iniciar o curso.
Em quais áreas um fisioterapeuta pode atuar?
Existem diversas áreas que o fisioterapeuta pode atuar, como hospitais, clubes de futebol, ou outros espaços. No cenário atual, alguns segmentos destacam-se mais do que outros. Como exemplo podemos citar:
- Cardiologia e Pneumologia: por meio de exercícios específicos, o fisioterapeuta ajuda os seus pacientes a fortalecerem seu sistema respiratório;
- Saúde preventiva: por meio de cuidados preventivos, o fisioterapeuta define métodos que ajudam os pacientes a evitarem problemas futuros;
- Esportiva: a área de esportes sempre precisa de fisioterapeutas para acompanhar os atletas;
- Pós-operatório: é comum fazer uso de técnicas de fisioterapia para diminuir dores de pacientes que passaram por cirurgias, por exemplo;
- Fisioterapia de trabalho: algumas empresas oferecem fisioterapia para seus colaboradores como bonificação.
O profissional da área pode buscar a especialização em diferentes campos, o que ajuda até mesmo a ter um conhecimento mais amplo sobre a Fisioterapia em geral, além de proporcionar um leque de atuação mais amplo, consequentemente, prestando um serviço de maior qualidade.
Onde um fisioterapeuta pode trabalhar?
Existem vários locais onde um fisioterapeuta pode trabalhar, seja na iniciativa privada ou pública. Alguns exemplos são:
- Hospitais;
- Clínicas;
- Academias;
- Empresas que oferecem projetos de atividade física para cuidar da saúde dos seus colaboradores.
Além dessas alternativas, também existe a possibilidade de criar o próprio consultório. Porém, para isso, é preciso também ter habilidades para gerenciar um empreendimento, que podem ser adquiridas por meio de um curso Gestão Hospitalar, que capacita os alunos a entenderem como administrar unidades de saúde e consequentemente, o próprio negócio na área. Um centro fisioterapêutico ou um consultório, por também estar incluído na área da Saúde, aproveita desses conhecimentos.
Qual é o perfil de um fisioterapeuta?
O fisioterapeuta precisa ter uma postura específica para tratar os pacientes de maneira eficaz. Algumas das características esperadas são:
- Ser atencioso: o fisioterapeuta precisa ser atencioso com os problemas enfrentados pelo paciente, para que a condução do atendimento seja mais agradável e eficaz;
- Ter paciência: muitas pessoas chegam machucadas à fisioterapia, e por isso, o temperamento é diferente, o que exige paciência do profissional;
- Ser flexível: tenha em mente que será necessário negociar horários e tratos para conseguir garantir que os pacientes alcancem seus objetivos.
Você pode saber sobre seu perfil fazendo o Teste Profissional da Unisa.
Além de tudo isso, uma boa Graduação é o básico para ser um profissional de sucesso. Por esse motivo, é essencial se manter atualizado e estudar em Instituições reconhecidas por sua qualidade de ensino. Para isso, você pode contar com a Unisa, referência no ensino de Fisioterapia em todo o Brasil. Aqui, contamos com uma experiência de mais de meio século e utilizamos uma metodologia ativa de ensino-aprendizado que proporciona autonomia para o aluno explorar tudo o que aprende em sala.
Além disso, o aluno ainda conta com a opção de estudar em dois campi, sendo eles, Guarulhos e São Paulo e em mais de 450 Polos Educacionais em todo o Brasil. Tudo isso, somado a um time de profissionais de elite, é o que faz com que nossos alunos se destaquem no mercado.
Leia mais:
Quais áreas um fisioterapeuta pode seguir?