Mestrado em Ciências Humanas
Reconhecido pelo Parecer CNE/CES nº 58/2014 de 29/04/2014, publicado no DOU de 30/04/2014
O Programa de Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – Unisa compreende os estudos relacionados às teorias, metodologias, modelos, estratégias, instrumentos e procedimentos ligados aos processos educacionais formais e informais e campo privilegiado do conhecimento, procurando estudar as mais diversas expressões culturais e os contextos sociais.
Pretende-se estudar a multiplicidade social, percebendo como os sujeitos sociais constroem suas experiências, por meio da linguagem em suas manifestações verbais e não verbais. Busca-se ainda compreender os diversos sistemas de comunicação e suas manifestações de linguagem. Por vim, visa analisar, de maneira interdisciplinar, as relações entre sociedade, espaço e memória, com base na investigação dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Duração: 24 meses (630 horas)
Modalidade: Presencial
Período: Integral
Locais de oferta: Campus Metrô Adolfo Pinheiro
Fique por dentro do Programa
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
Objetivos do Curso
Formar mestres em Ciências Humanas para que possam atuar, de forma interdisciplinar, tanto no ensino quanto na pesquisa ou na gestão nas áreas de Letras, História, Comunicação, Sociologia, Antropologia e Pedagogia e suas interfaces.
Público-alvo
Graduados em Ciências Sociais Aplicadas, Letras, História, Educação, Pedagogia, Psicologia, Antropologia, Geografia, Artes e áreas afins.
Linhas de Pesquisa
1) Sociedade, Comunicação, Linguagens: O objetivo desta linha é investigar, de maneira interdisciplinar, os diversos sistemas de comunicação e suas manifestações de linguagem nas diferentes matrizes de produção e de recepção – verbal, sonora e visual. Os estudos envolvem relações das artes e das mídias com a sociedade e a cultura, relacionando-as às problemáticas da identidade.
2) Sociedade, Espaço, Memória: Esta linha pretende analisar, de maneira interdisciplinar, as relações entre sociedade, espaço e memória, com base na investigação dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais. Desta forma, enfatizam-se pesquisas que se integram e se articulam nas seguintes áreas e temáticas: história, educação, patrimônio cultural, redefinições do espaço em função das diferentes formas de ocupação e exploração, processos de regionalização, construção de identidades e memória social.
Repositório Institucional
Clique aqui e acesse o trabalhos dos discentes do Mestrado em Ciências Humanas.