Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas
O Curso Livre de Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas visa capacitar o aluno para compreender a importância das oficinas lúdicas como recurso do trabalho psicopedagógico.
1 mês (100 horas)
EAD
Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
A Unisa tem o
investimento
perfeito para você
Objetivos
- Conhecer a proposta teórica dos grupos operativos.
- Refletir sobre as oficinas lúdicas, a partir dos eixos afetivo e cognitivo.
- Conhecer a proposta de trabalho em grupo, a partir da teoria do cone invertido.
Conteúdo Programático
- A DINÂMICA DE GRUPOS E AS OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS
- O trabalho com grupos na perspectiva das Oficinas Psicossocioeducativas
- O jogo e o brincar nas Oficinas Psicopedagógicas: espaço de avaliação e intervenção
- A arte como recurso na revelação de potencialidades e na construção da identidade: uma experiência de sensibilidade e criatividade na prática de oficina
- As oficinas psicopedagógicas na perspectiva da Arteterapia: espaço de acolhimento do educando/educador
- O jogo nas oficinas psicopedagógicas: relações de tempo e espaço no cotidiano escolar
- A METODOLOGIA DAS OFICINAS CRIATIVAS NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- As técnicas de visualização e os contos: recursos possíveis na Etapa de Sensibilização
- Expressão livre e elaboração da expressão: a arte como espelho
- Transposição para a linguagem verbal: tomada de consciência do processo
- Avaliação do processo: aprender a aprender
- Os aspectos explícitos e implícitos nos processos de aprendizagem a partir de uma experiência expressiva
- OS MEDIADORES ARTÍSTICOS COMO RECURSO NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- Os mediadores artísticos e os quatro elementos da natureza
- Modelando, formando e transformando: o barro como mediador artístico nas intervenções psicopedagógicas
- Os fantoches e as histórias de vida
- Dando forma aos sentimentos
- Dando asas à imaginação: a técnica de visualização no desenvolvimento da criatividade
- AS NARRATIVAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO, ELABORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE SABERES
- Os contos de fada e a construção de narrativas nos espaços psicopedagógicos
- As fábulas, o jogo e a arte como recursos na Psicopedagogia
- Os poemas como recurso na tomada de consciência dos processos de sensibilidade e criatividade
- Os contos da literatura e a escuta sensível do psicopedagogo/educador
- As narrativas como forma de ampliação do olhar sensível do psicopedagogo aos processos de aprendizagem
- O JOGO E A ARTE: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS NOS ESPAÇOS TERAPÊUTICOS/PSICOPEDAGÓGICOS
- Os aspectos simbólicos presentes nos jogos
- O jogo como recurso nos espaços terapêuticos/psicopedagógicos
- Jogo das Quatro Cores: articulação jogo e arte nos espaços psicopedagógicos
- As oficinas de jogos como espaço de autoria de pensamento
- O Jogo do Rabisco: desenvolvimento da flexibilidade, da resiliência e da criatividade
- O CORPO E O DESEJO NAS QUESTÕES COM O APRENDER
- Corpo e organismo: qual é a diferença?
- As técnicas de visualização e as atividades expressivas
- Sons, corpo e sentimentos
- A contação de histórias no desenvolvimento da linguagem
- Objetividade/subjetividade
Certificado
O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.
Inscreva-se
Gostou do curso? Faça sua inscrição!