Voltar

As especializações de Enfermagem

Dia 12 de maio comemora-se o dia Internacional da Enfermagem e Enfermeiro e pensando nisso, preparamos um post especial mostrando especializações da área para quem escolheu essa linda carreira! Parabéns! Cursos de especialização agregam conhecimento à prática do profissional, qualificando-os para ambientes e situações específicas do cuidado com o paciente. Além disso, uma especialização valoriza…

Dia 12 de maio comemora-se o dia Internacional da Enfermagem e Enfermeiro e pensando nisso, preparamos um post especial mostrando especializações da área para quem escolheu essa linda carreira! Parabéns!

Cursos de especialização agregam conhecimento à prática do profissional, qualificando-os para ambientes e situações específicas do cuidado com o paciente. Além disso, uma especialização valoriza o currículo.

A faculdade de Enfermagem prepara o aluno para os desafios do dia a dia da profissão, mas muitas vezes chega um momento na carreira que a Pós-Graduação é vital — a parte boa é que tudo depende de você e de suas metas profissionais.

Algumas pessoas terminam a Graduação já sabendo em que querem se especializar e iniciam a Especialização logo em seguida; outras optam por explorar as opções até encontrarem uma área chame mais a atenção.

Seja qual for a sua história, estamos aqui para orientar essa jornada! Então, confira a seguir as especializações para enfermeiro que a Unisa oferece.

12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem e Enfermeiro

Enfermagem Pré-Hospitalar

O atendimento pré-hospitalar (APH) consiste na atenção dada ao pacientes antes da chegada ao hospital, principalmente, em casos de urgência ou emergência. Essa especialização capacita o enfermeiro para prestar um atendimento seguro e avançando com o intuito de prevenir complicações e identificar riscos em potencial, além de coordenar toda a equipe formado por profissionais da área da Saúde e também, bombeiros civis e militares, socorristas, policiais, guardas municipais, defesa civil e, inclusive o próprio motorista do veículo de urgência e emergência.

Enfermagem Pediátrica e Neonatal

Voltada para procedimentos de alta complexidade, essa especialização capacita o profissional para a atuar em creches, escolas, clínicas e hospitais — nesse último, o profissional pode trabalhar em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Unidades de Cuidados Intermediários (UCI); e salas de parto.

Também é função do profissional administrar a medicação no paciente; acompanhar sua evolução; monitorar sinais vitais; além de interagir com os familiares.

Enfermagem Nefrologia

A Nefrologia é uma área da Medicina dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais. Com uma área de atuação vasta que abrange hospitais, ambulatórios, clínicas especializadas, atendimento a domicílio, entre outros. Dessa forma, a especialização na área capacita para lidar com situações como:

  • Acompanhar terapias renais;
  • Gerir o tratamento de pacientes com quadros crônicos e agudos;
  • Avaliar a técnica e o operacional nos procedimentos;
  • Promover ações de prevenção de doenças renais junto a comunidade.

Enfermagem em Urgência e Emergência

Quem embarca na área precisa se manter calmo em situações de estresse e pressão, visto que presta atendimento humanizado e eficiente a pacientes que sofreram traumas, lesões ou apresentem uma condição médica que exige cuidado imediato.

Nesta especialização, o profissional é capacitado para atuar em situações de crise, aprendendo a identificar a melhor forma de estabilizar e minimizar a dor rapidamente, além de educar a comunidade.

Enfermagem Cardiológica

A partir de uma visão completa do sistema cardiovascular, suas doenças e tratamentos, o curso capacita para atuar no pré e pós-operatório em clínicas e hospitais; com o atendimento domiciliar; em Centros de Terapia Intensiva (CTIs); Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Unidades Coronarianas; entre outros.

Enfermagem do Trabalho

Com o intuito de zelar pela saúde e integridade do trabalhador, o enfermeiro do trabalho se ocupa de doenças profissionais e para evitar acidentes ocupacionais de forma que a especialização possibilita um estudo aprofundado em:

  • Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador;
  • Toxicologia ocupacional;
  • Atendimento a acidentes de trabalho;
  • Segurança do trabalho;
  • Legislação e bioética que norteiam a prática do profissional;
  • Saúde ambiental;
  • Educação em saúde ocupacional.

Enfermagem em Oncologia

O profissional presta atendimento a pacientes em todas as fases do câncer, por isso exige atualização constante, muito estudo e saber lidar com pressão. Além disso, cuidará de questões administrativas e agendamento de procedimentos.

Enfermagem Estética

A área de Estética é um dos mercados mais aquecidos no Brasil. Enquanto especialização para enfermeiro, ela habilita o profissional para realizar procedimentos estéticos como:

  • Carboxiterapia;
  • Drenagem linfática;
  • Vacuoterapia;
  • Eletroterapia ou eletrotermofototerapia;
  • Micropigmentação;
  • Ultrassom cavitacional;
  • Dermo pigmentação;
  • Terapia de ultrassom e microcorrentes;
  • Cosméticos.

Enfermagem Obstétrica

O enfermeiro obstetra presta suporte à gestante e intervém nos cuidados ao recém-nascido. Diferente do profissional generalista, a especialização permite, inclusive, que o enfermeiro conduza o parto, tendo total autonomia para a aplicação de anestesias locais. Atua junto a equipe médica em hospitais, maternidades, postos de saúde e laboratórios, ou em programas de educação para a comunidade.

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto

O foco dessa especialização é preparar o profissional para situações críticas de cuidado e terapia intensiva. Assim, o aluno aprende a avaliar, sistematizar e decidir a respeito da assistência e cuidado a pacientes nessa situação, bem como desenvolver processos educativos para outros profissionais.

Gerenciamento em Enfermagem

Esta última especialização traz o conhecimento da administração para a área da Saúde. Isso significa que o profissional é capacitado para planejar, organizar, direcionar e controlar a instituição de saúde, hospital, clínica ou consultório médico. Dessa forma é imprescindível para quem deseja um cargo administrativo. Assim, o enfermeiro fica responsável por:

  • Organizar os processos internos;
  • Direcionar escalar;
  • Contratar e demitir colaboradores;
  • Treinar os novos membros da equipe;
  • Elaborar relatórios de gestão;
  • Supervisionar e manter o controle de qualidade no atendimento;
  • Elaborar normas e rotinas de serviço;
  • Criar e validar procedimentos padrões.

O profissional formado na área de Enfermagem tem várias áreas de especialização e subespecialização, tudo depende da sua aptidão e dos seus planos de carreiras. É comum que recém formados optem pela atuação generalista, o que é uma boa forma de explorar todas as áreas dessa profissão maravilhosa. Confira nossas especializações em Enfermagem!

Parabéns pelo seu dia, profissional de Enfermagem!

Leia mais:

Faculdade de enfermagem: como ela funciona?

Conheça Cursos de pós-graduação na área da saúde

Conheça as principais carreiras da Saúde em alta

Veja o que estão comentando

Receba conteúdo Premium Grátis

Toda semana um conteúdo de alto valor por e-mail.

Nome