Recém-formados buscam ampliar o conhecimento e oportunidade de trabalho por meio da Iniciação Científica
Para muitos, a conclusão do Ensino Superior é o primeiro passo para novas oportunidades no mercado de trabalho e também a possibilidade de identificar novas áreas de interesses, mas além disso pode ser o caminho para a carreira acadêmica.
Na Universidade Santo Amaro – Unisa, percebeu-se o crescente interesse de recém-formados pelos cursos de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), não só para aprofundar os estudos, como para seguir como professor ou pesquisador.
Esse é o caso de Cristiane Gonçalves, graduada no curso de Educação Física EAD na Unisa e aluna do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde, também na Instituição. Durante a graduação, Cristiane estagiou no Programa de Atividades Esportivas Extensivas à Comunidade (PAEC), uma iniciativa da Universidade para estimular a prática esportiva que, entre as ações, oferece academia de ginástica com equipamentos e professores de Educação Física para orientar os alunos durante os exercícios.
“A experiência no PAEC me permitiu vivenciar a profissão do educador físico e, apesar de enriquecedora, meu objetivo inicial manteve-se em atuar na área acadêmica. Então, a coordenadora do curso, Rosemeire de Oliveira, me orientou a cursar o Mestrado.”, diz Cristiane, que é uma das bolsistas do Programa de Mestrado da Unisa e dedica-se a estudos relacionados à hipertensão, pessoas idosas, transtorno alimentar, ansiedade e depressão.
Fernando Mateus e Gabriella Tanaka, também graduados em Educação Física pela Unisa, estagiaram no PAEC e também são bolsistas do programa de Mestrado da Unisa. Assim como Cristiane, atuam no desenvolvimento de pesquisas. Atualmente, Fernando estuda o comportamento da pessoa idosa e de pessoas com obesidade. Já Gabriella dedica o trabalho para identificar parâmetros relacionados à depressão.
“O PAEC tem sido uma importante base de dados para as nossas pesquisas”, ressalta, a coordenadora do PAEC, Thais Reimberg. O Programa oferece atividades aquáticas, esportes de quadra, ginástica artística, avaliação física, dentre outras ações. Todas as práticas esportivas são gratuitas e com vagas limitadas. Os interessados em participar devem residir próximo à Universidade e realizar a inscrição pelo Programa Social Santo Amaro (PSSA).
Com coordenação da Profa. Dra. Carolina Nunes França, o Mestrado em Ciências da Saúde tem como área de concentração a Atenção Interdisciplinar em Saúde Humana. O Programa tem 2 anos de duração e carga horária de 630 horas. Ele é recomendado pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e prevê, em seus editais, a concessão de bolsa de estudo de até 100% para os melhores colocados na inscrição. Além disso, a Unisa é a única universidade que mantém parceria para pesquisa com as prefeituras regionais de Capela do Socorro e Parelheiros, na região Sul da cidade de São Paulo.
Leia mais:
Esporte: trabalhe com o que ama!
O que é Mestrado e Doutorado? Tudo que você precisa saber sobre essas especializações
Deixe um comentário