Voltar

Dia Mundial de Conscientização do Autismo – Saiba mais sobre o TEA

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70 milhões de pessoas possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, estima-se que existam 6 milhões de brasileiros com o diagnóstico de TEA

Autismo
Autismo
Autismo

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno, em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data. 

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento. Para a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Cintia Madeira Sanchez, a conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades. 

De acordo com a OMS, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dados da agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), estimam que existam 6 milhões de brasileiros autistas.  

O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu pela primeira vez uma pergunta sobre autismo, o que permitirá um mapeamento mais preciso da população autista no país. Os resultados desse censo são aguardados para fornecer dados mais detalhados e atualizados sobre a prevalência no Brasil. 

A psicóloga destaca a importância de campanhas de conscientização em prol da inclusão na sociedade como um todo, desde o mercado de trabalho até as interações sociais. “As campanhas de conscientização são necessárias para esclarecer a população sobre o autismo, assim como combater a desinformação e a discriminação”, comenta a coordenadora. 

Com o apoio adequado e um ambiente inclusivo, indivíduos com TEA podem desenvolver suas atividades e contribuir significativamente em diferentes áreas da sociedade. Demonstrando habilidades excepcionais em campos como ciência, arte e tecnologia, essas pessoas têm grande potencial. “A conscientização sobre o autismo é essencial para promover a inclusão e combater a discriminação, garantindo igualdade de oportunidades para todos”, conclui a psicóloga.  

Conheça os principais símbolos relacionados ao Autismo

Autismo

Fita de quebra-cabeça

Embora seja o símbolo mais reconhecido do autismo, adotado em 1999 pela Autism Society, as peças de quebra-cabeça não são unanimidade na comunidade.

Na teoria, as peças em diferentes cores devem representar a diversidade de pessoas com TEA e identificar locais onde são bem-vindas, mas muitas pessoas com TEA não aceitam bem esse símbolo. Acredita-se que o símbolo do quebra-cabeça dá a ideia capacitista de que os indivíduos autistas são quebrados ou incompletos.

Cordão de girassol 

Esse símbolo representa a luz e o crescimento de uma pessoa autista. Surgiu a partir de uma metáfora que diz que os girassóis seguem a luz do sol

Símbolo do infinito 

Criado pela própria comunidade autista, é um dos símbolos mais aceitos pela mesma. Ele expressa a esperança e a diversidade de expressão dentro do TEA

Cores azul e arco-íris 

A cor azul é comumente associada à conscientização do autismo, já o arco-íris reflete a diversidade do espectro autista

Palavras chaves

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdo Premium Grátis

Toda semana um conteúdo de alto valor por e-mail.

Nome