Boa parte do mercado hoje trabalha a partir da análise de informações. A carreira de analista de dados tem ganhado notoriedade e importância. Conheça!
Os especialistas em dados são profissionais da área de tecnologia da informação. Eles são responsáveis por analisar, coletar, classificar, criar e transformar dados em informações. Incrível, não é mesmo?
Esses analistas de dados cumprem um papel importante — treinar os clientes na hora de utilizar sistemas, softwares e banco de dados. Para isso, eles realizam análises da rede do cliente e desenvolvem programas que a otimizem.
Ficou interessado nessa profissão? Então confira agora o que você precisa fazer para se tornar um analista de dados. Vem com a gente!
8 dicas para se tornar um especialista em dados

1. Tenha pensamento crítico
Um especialista em dados deve ter um pensamento analítico e crítico, a princípio. Só assim, ele poderá realizar análises de forma objetiva que atendam às necessidades do negócio do cliente.
Essa é uma habilidade que determina o sucesso do profissional, uma vez que lidar com dados e informações, necessita de um senso crítico para identificar o problema em múltiplos vieses e propor soluções.
Além disso, esse profissional deve estar ciente de suas habilidades, saber o que precisa aprimorar, buscar estar sempre informado e antenado nos assuntos da área. Assim, torna-se viável sua atuação em qualquer empresa que precise de um especialista de dados.
2. Procure um curso para se capacitar
Essa é uma profissão que requer, além de conhecimentos com codificação e matemática, uma grande experiência do especialista. Para isso, ele precisa estudar e capacitar-se para atuar nos diferentes campos que a área exige.
Sendo assim, a principal dica para quem deseja se tornar um especialista em dados, é estudar bastante, realizar cursos e especializações que ajudem na sua profissionalização e inserção no mercado de trabalho
Por isso, a Unisa conta com o Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados e Inteligência Analítica para formar profissionais com visão de negócios, preparados e capacitados para criar, projetar e analisar sistemas de bancos de dados de empresas.
3. Aprenda novas linguagens de programação
É fundamental que um profissional da área de dados conheça pelo menos o básico da linguagem de programação e tenha facilidade com o computador. Isso porque, este profissional, deve ter uma certa prática da escrita em códigos.
Sabendo disso, é possível definir que a área de dados é dominada por três tipos de linguagens de programação: Python, R e SQL.
Python
Essa linguagem de programação é de alto nível e possibilita que o especialista organize e manipule os dados de forma mais profunda. Ou seja, isso faz com que o profissional consiga manter os códigos de um projeto de forma estável.
R
A linguagem R se originou na estatística e, hoje em dia, junto com a Python, é fundamental para a manipulação e análise de dados. Inclusive, é considerada uma das melhores para trabalhar nessa área.
SQL
Essa é a linguagem padrão para quem trabalha com banco de dados. Ela não exige conhecimento profundo de programação e a maioria dos dados são acessados por meio dela.
Leia também: Tecnologia é tendência no mercado de trabalho
4. Goste de estatística e matemática
É quase certo que se você não gosta de matemática e estatística, terá dificuldades em atuar com ciência de dados. Isso porque essa é uma área que exige do profissional um pouco mais de habilidade com números.
O especialista em dados deve ter um bom conhecimento de estatística e cálculo para conseguir colaborar com empresas e executivos no desenvolvimento de projetos que auxiliem nas estratégias do negócio.
Por isso, nossa dica principal é que o estudante busque um curso que o profissionalize e o prepare para atuar na área, principalmente, que tenha disciplinas que foquem nos conceitos e aplicações da estatística e matemática no uso de dados.
5. Conheça Big Data
Para todos que se especializam na área de dados, o Big Data é o grande nome para ajudar esses profissionais nas análises de grandes volumes informacionais. É ele que revoluciona a disposição desses dados complexos e os dispõe em tempo real.
De forma bastante sucinta, o Big Data não é apenas uma ferramenta, é um modelo de estratégia para analisar grandes volumes de dados. Desta forma, ele coleta, organiza, possibilita interpretação e percepções necessárias a respeito das informações obtidas.
Portanto, conhecê-lo é essencial para o sucesso de profissionais que desejam se especializar em TI ou no âmbito que gerencia esses dados.
Atualmente, as maiores empresas do mundo contam com esses profissionais para analisar e desenvolver produtos com base nos dados coletados.
Exemplo disso são organizações como Netflix, que utilizam as informações coletadas para indicar filmes e séries para o usuário com base no que ele gostou ou não.
6. Tenha noção sobre negócios
Saber sobre como funciona um modelo de negócios é fundamental para profissionais que trabalham com dados. Assim, eles conseguem saber qual o objetivo, por qual motivo e quais problemas serão resolvidos com a interpretação dessas informações.
Desta forma, o especialista em dados precisa se familiarizar com o setor do negócio em que ele está inserido e saber qual o modelo de funcionamento dessa empresa, isso o ajudará a propor soluções mais assertivas.
Como posso me tornar um especialista em dados?
Hoje, existem diversas formas de se especializar na área de dados. É possível encontrar graduações e cursos livres que permitem que o estudante se profissionalize e entre no mercado de trabalho.
Inclusive, você sabia que a Unisa pode ajudar você nisso? Na Universidade Santo Amaro, você encontra cursos dos mais diversos tipos. Seja para quem deseja iniciar uma graduação, se especializar ou até mesmo contar com mais uma hard skill no seu currículo.
Confira abaixo os principais cursos na área de dados para você:
- Banco de Dados;
- Lógica de programação e Estruturas de Dados;
- Engenharia da computação;
- Segurança da Informação;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
E se já decidiu pela área, aqui mesmo na Unisa temos o curso de Banco de Dados dentre nossas opções de Cursos Livres, o que é uma ótima forma de iniciar seus passos na carreira.
Deixe um comentário