Antes de tudo, já ouviu falar da Teoria da Inteligência Múltipla? É um pensamento propagado pelo psicólogo Howard Gardner que descreve nove tipos de inteligência:
- Intrapessoal;
- Espacial;
- Naturalista;
- Musical;
- Lógico-matemática;
- Existencial;
- Interpessoal;
- Corporal-sinestésica;
- Linguística.
Assim sendo, hoje vamos falar sobre a Inteligência Intrapessoal (habilidade importante que faz parte das soft skills). Não só sobre suas características principais, como também dar dicas de como desenvolvê-la.
Leia também:
5 dicas para uma personalidade empreendedora
Aumento da procura por cursos da área da saúde EAD
O que é inteligência intrapessoal?
É a inteligência ligada ao autoconhecimento. Portanto, ao entender o que você sente, fica mais fácil lidar com as situações da vida. Ademais, ela permite também que você fique bem consigo mesmo.
Características principais:
- Desenvolvimento pessoal: quando sabemos cuidar de cada parte da nossa vida, seja a pessoal ou a profissional, melhoramos nossas habilidades. Além disso, nos desenvolvemos com mais naturalidade.
- Autoestima elevada: não estamos falando sobre ter um ego grande. Pelo contrário. Pensar positivo sempre aumenta a nossa estima e melhora como lidamos com os outros.
- Resolução de conflitos: encontrar as respostas para nossos problemas não é impossível, mas pode ser desesperador. No entanto, com esse tipo de inteligência, a tarefa não é tão dura. Pelo contrário, é positiva e cheia de coisas novas.
- Disciplina: tudo fica mais prático e organizado. Aliás, quando temos uma rotina, nossas tarefas são feitas de forma bem mais fácil.
- Comportamento ético: precisa sempre de atenção para não esquecermos dele.
Vamos desenvolvê-la?
Apesar da inteligência intrapessoal nascer com a gente, as interferências e experiências externas da vida podem afetá-la. Sendo assim, está na hora de colocar em prática algumas dicas para isso não acontecer:
Atividades de introspecção: são atividades que nos ajudam a perceber nossos estados mentais. Que nos concentramos em nós mesmos. Por exemplo:
- Praticar esportes,
- Passear (mas só depois da segunda dose da vacina e respeitando o distanciamento social),
- Meditar.
Praticar a empatia: ajudar o outro é um jeito perfeito de entender o ser humano. Ao mesmo tempo, isso aumenta suas habilidades de empatia.
Escreva em um diário: dica de psicólogos. Escrever sobre o que aconteceu durante o dia e sobre nossos sentimentos é um jeito ótimo de se conhecer.
Fortaleça relações: faça mais trabalhos em equipe. Aprenda com as outras pessoas. Dessa maneira, uma parte importante dessa inteligência é a socialização.
Esteja aberto a feedbacks: visões diferentes são importantes para a autoimagem. Isto é, um jeito perfeito para construir seu caminho.
E aí, você já está colocando em prática a Teoria da Inteligência Intrapessoal de Gardner? Como ela ajuda nos seus trabalhos na empresa, na universidade e na vida?
Deixe um comentário