Criadas e organizadas pelos alunos, as Ligas Acadêmicas em Medicina têm o objetivo de ampliar o aprofundamento teórico, prático e científico de determinadas especialidades médicas.
Em linhas gerais, as Ligas são como grupos de estudo que desenvolvem atividades extracurriculares. São constituídas por um corpo de alunos fundadores que normalmente convidam um professor da Instituição ou um convidado externo para supervisionar os estudos e amparar os alunos nas dúvidas.
As vantagens das Ligas Acadêmicas são inúmeras. Os estudantes que participam desenvolvem um senso crítico mais apurado e as atividades estimulam o raciocínio científico, agregando cada vez mais valor ao conhecimento e à formação acadêmica.

A importância das Ligas Acadêmicas para os alunos
De acordo com o professor do curso de Medicina da Unisa, Dr. Elias Jirjoss Ilias, as Ligas Acadêmicas são de suma importância para a vida profissional do aluno. “A prática das atividades agrega conhecimento e valor à vida do estudante, que pode optar por determinada especialidade e seguir carreira nela depois de formado — já que a identificação pode vir a partir dessa interação”, explica.
Por isso, há grande valor pelos candidatos que, além da graduação, investem seu tempo extraclasse para aprender ainda mais. Essa atitude reflete uma habilidade importante para o mercado de trabalho, principalmente na área médica: a de valorizar a educação e continuar aprendendo.
A Unisa é uma das Instituições mais tradicionais na área, principalmente quando o assunto é Liga Acadêmica. Para o médico, cuja trajetória é longa, a existência desse tipo de atividade dentro dos cursos de Medicina é muito importante. “Houve uma época em que Unisa era a única faculdade de Medicina com uma Liga formada em Trauma. Por esse motivo, era muito procurada por quem tinha interesse pela especialidade”.
Segundo ele, além da qualidade do ensino, as Ligas têm um papel importante na organização de eventos na Universidade — ente eles, seminários, painéis e workshops. Além disso elas têm um peso fundamental nos processos seletivos de Residências. “No momento que os médicos formados vão prestar o concurso para Residência Médica, os entrevistadores querem saber se eles participaram de Ligas na Universidade.”
Ansioso para aprender mais com as Ligas da MedUnisa? Aproveite e inscreva-se para o Vestibular de Medicina 2023!
Leia também
Deixe um comentário