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O que é o repertório cultural na Redação do Enem

A Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um momento desafiador para os candidatos que buscam ingressar no Ensino Superior. Muito além de dominar a língua portuguesa e a estrutura textual, é fundamental compreender o que é o repertório cultural e como utilizá-lo de maneira eficaz. Neste post, vamos explorar esse assunto com…

A Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um momento desafiador para os candidatos que buscam ingressar no Ensino Superior.

Muito além de dominar a língua portuguesa e a estrutura textual, é fundamental compreender o que é o repertório cultural e como utilizá-lo de maneira eficaz. Neste post, vamos explorar esse assunto com base nas reflexões da renomada professora de Redação, Jéssica Dorta, coordenadora do colégio e curso Oficina do Candidato.

Vamos lá?

Redação Enem

O conceito de repertório cultural na Redação do Enem

De acordo com Dorta, o repertório cultural na Redação do Enem é definido como “toda e qualquer experiência, situação, fato, informação ou citação que contribuem como argumento para o desenvolvimento da discussão proposta pelo participante do Enem”. Ou seja, é um conjunto de conhecimentos, referências e experiências utilizadas para enriquecer a argumentação do texto.

Os quatro tipos de repertório avaliados na Redação do Enem

Segundo a professora, existem quatro tipos de repertório avaliados na Redação do Enem, cada um com características específicas:

  • Repertório a partir de muitos trechos de cópia dos textos motivadores ou recortes: envolve a utilização excessiva de trechos dos textos base. Embora seja importante fazer referência a eles, a cópia excessiva demonstra falta de originalidade.
  • Repertório baseado nos textos motivadores: os candidatos utilizam informações e argumentos presentes nos textos motivadores para enriquecer a argumentação. Isso demonstra capacidade de analisar e sintetizar informações.
  • Repertório não legitimado: não tem embasamento sólido e não está conectado aos textos motivadores ou à realidade. É importante evitá-lo, pois pode prejudicar a coerência do texto.
  • Repertório legitimado externo aos textos motivadores pertinente e com uso produtivo: é o mais valorizado. Envolve a inserção de experiências pessoais, fatos, informações ou citações que se relacionam de forma pertinente ao tema da Redação e enriquecem a argumentação.

A importância do repertório legitimado externo aos textos motivadores

Esse tipo de repertório tem experiências, fatos ou situações pessoais do candidato como base, além de conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória educacional e vida cotidiana. A legitimidade desse repertório é avaliada pela pertinência e uso produtivo desses conhecimentos com o tema da Redação.

Deve-se ressaltar que é fundamental compreender que não importa se o candidato cita um filósofo renomado ou uma música popular — o que realmente importa é como essa citação é utilizada para enriquecer a argumentação e aprofundar a discussão do tema.

Dessa forma, o uso adequado do repertório externo pode conferir originalidade e profundidade à Redação, pois, quando um candidato consegue conectar a vivência pessoal ou conhecimentos diversos ao tema proposto, ele demonstra uma capacidade de análise crítica e criatividade, aspectos valorizados na avaliação do Enem.

A relação do repertório cultural com a competência 2 da Redação do Enem

O uso de repertório cultural na Redação do Enem está intrinsecamente ligado à Competência 2 da Redação, que avalia a capacidade do candidato de construir argumentos de forma consistente. Os três aspectos desta competência são:

  • Existência de repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo: o candidato deve demonstrar conhecimento e usá-lo de forma relevante para a discussão proposta.
  • Adequação ao tema: é essencial abordar o tema de maneira adequada e relacioná-lo com os argumentos apresentados.
  • Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo: deve seguir a estrutura clássica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

A preparação para o uso de repertório cultural na Redação do Enem

Jéssica Dorta ressalta que a exigência de repertório cultural na Redação do Enem é uma oportunidade para os participantes enriquecerem seus conhecimentos ao longo da vida. Isso inclui experiências em espaços formativos e fora deles, como leituras, participação em eventos culturais, viagens e interações sociais.

O repertório sociocultural contribui não apenas para a qualidade da Redação, mas também para o desenvolvimento da argumentação presente no texto, por isso, é importante que os candidatos estejam atentos às notícias, às mudanças sociais, aos debates contemporâneos e à cultura em geral.

Exemplos de Repertório Cultural na Redação do Enem

Para facilitar a compreensão, aqui estão alguns exemplos de repertório cultural que podem ser utilizados na Redação do Enem:

  • Conceitos e suas definições relevantes para o tema.
  • Fatos ou períodos históricos reconhecidos que se relacionam com o assunto.
  • Referências a nomes de autores, filósofos, livros, músicas, filmes, séries, pinturas etc. (desde que sejam pertinentes ao tema).
  • Referências a estudos e pesquisas (fonte deve ser indicada).
  • Notícias e reportagens (acompanhadas dos meios de comunicação nos quais foram publicadas).
  • Referência à personalidades, celebridades, personagens etc. (desde que sejam conhecidos e relevantes para o tema).
  • Referências à áreas do Conhecimento e/ou seus profissionais, como literatura/escritores/poetas, educação/educadores, etc.

Podemos concluir que o repertório cultural desempenha um papel fundamental na Redação do Enem, contribuindo para a construção de argumentos sólidos e bem fundamentados.

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