Todo estudante que ingressa no Ensino Médio tem alguma preocupação em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois atualmente, a prova é uma das principais formas de ingresso na faculdade.
Mas afinal, o que cai no Enem?
Essa é a questão de um milhão de dólares, já que a resposta facilitaria a vida de milhares de alunos que estão em busca de ingressar na faculdade. De fato, essa é uma pergunta muito difícil de responder, pois todos os anos a prova é elaborada com questões inéditas e há uma grande variedade de assuntos que podem ser abordados.
Apesar de não ser possível prever exatamente o que vai cair, uma a plataforma de educação SAS, realizou uma pesquisa que apurou as provas dos de 2010 a 2021 e levantou quais são os temas mais recorrentes.
É isso que vamos contar neste post, então pegue papel e caneta para anotar, pois isso pode ajudar muito nos seus estudos. Confira a seguir!

Leitura e Interpretação de Texto
Leitura e interpretação de texto são exigidos em mais de 33,3% nas de língua portuguesa e em mais de 50% das questões de língua estrangeira. Por isso os professores orientam os alunos a ler bastante, fator crucial para melhorar essas duas habilidades, já que saber interpretar um texto é útil não só nessas duas matérias, mas em todas as outras. Afinal, se você interpretar a pergunta de forma errada, provavelmente responderá à questão da mesma forma.
Mas, voltando aos temas recorrentes:
- Estrutura textual e análise de discurso esteve presente em 17,6% das questões;
- Leituras e artes em 11,5% — aqui, vale ressaltar a importância de ler os grandes clássicos brasileiros, pois por diversas vezes eles são citados na prova.
Além disso, gênero textual também é assunto frequente e esteve presente em 8,4% das questões. Literatura, por sua vez, em 7,8%.
Assuntos mais recorrentes na prova de Matemática
Se a prova de Matemática tem maior peso para o curso que você deseja, muita atenção aqui. A matéria mais recorrente nos últimos 11 anos foi geometria. O assunto esteve presente em 22,5% das questões. Entre os outros tópicos estão:
- Escalas, razão e proporção em 14,2%;
- Aritmética em 11,8%;
- Gráficos e tabelas em 9,1%;
- Funções em 8,7%.
Lembrando que não é possível garantir que todos esses assuntos caiam de uma vez, ou se não vai cair algo diferente, mas é bom saber o caminho a seguir, certo?
Assuntos mais recorrentes em Biologia
Para quem pretende ingressar em cursos nos quais Biologia é um tema crucial (como Medicina, por exemplo), muita atenção aos temas frequentes:
- Humanidade e ambiente esteve presente em 19,5% das questões;
- Citologia, histologia e fisiologia em 11,5%;
- Fundamentos da ecologia em 8,3%;
- Biotecnologia em 8,1%.
Assuntos mais recorrentes Geografia
Nessa matéria, os temas mais recorrentes foram:
- Geografia agrária, presente em 18,5% das questões;
- Meio ambiente, presente em 16,9%;
- Questões econômicas e globalização em 11,8%;
- Geografia física em 10,9%;
- Geografia urbana em 10,4%.
Assuntos mais recorrentes em História
Nas questões de História, o assunto mais recorrente foi a idade contemporânea, presente em 17,7% do Exame. Em seguida vieram os assuntos:
- Brasil Colônia, presente em 12,7%;
- Brasil Império em 11,4%;
- História política com 10,5%;
- Patrimônio Histórico-Cultural e Memória, pauta de 7,8% das questões.
Assuntos mais recorrentes em Física
Essa é uma matéria na qual muitas pessoas tem dificuldade, por isso, vale dar uma atenção especial aos assuntos mais abordados. Mecânica liderou a lista e foi citada em 30,9% das questões; eletricidade e energia em 25,8%; ondulatória em 18%; termologia foi pauta em 17,1% e óptica em 8,1%.
Assuntos mais recorrentes em Química
Química é um pouco mais querida que Física, mas também é um desafio para muitos. O tema mais frequente na matéria foi físico-química presente em 27% das questões seguida por:
- Química geral em 26,8%;
- Química orgânica, citada em 19,2%;
- Meio ambiente em 11,1%;
- Energia em 6,4%.
Assuntos mais recorrentes em Sociologia
Na prova de Sociologia, o assunto mais presente nas questões foi o mundo do trabalho, que foi citado em 21,9%. Em seguida vêm:
- Cultura e indústria cultural com 12,9%;
- Ideologia e meios de comunicação junto com tecnologia e cultura de massa com 11,6%;
- Cidadania, foi tema em 10,3% das questões.
Assuntos mais recorrentes em Filosofia
Filosofia é uma matéria muito ampla e complexa, mas a análise também conseguiu apurar os temas mais frequentes:
- Ética e justiça está no topo da lista, presente em 18,7% das questões;
- Filosofia antiga foi mencionada em 16,8%;
- Filosofia contemporânea em 12,3%;
- Natureza do conhecimento em 11,6%;
- Filosofia moderna em 11,6%.
Como essas informações podem ser úteis?
Como mencionamos, esses são os temas mais recorrentes, mas não existe nenhuma garantia de que eles irão cair de fato na prova, pois todo ano é elaborada uma nova. Mas, como são as mesmas matérias, é comum que algumas pautas se repitam.
Por isso, vale considerar os temas que citamos acima e dar uma atenção especial a eles em seu plano de estudos. Principalmente naquelas matérias com maior peso no Sisu. Isso pode ajudar a direcionar melhor seus estudos.
Dos assuntos que citamos, tem algum que você tem pouco domínio? Invista um pouco mais nele, mas não deixe de estudar os demais temas.
Estudar não é uma tarefa fácil, mas tenha certeza de que seu esforço será devidamente recompensado.
A dica aqui é estudar o máximo de assuntos de cada matéria, isso vai garantir que você chegue bem preparado para realizar a prova. E se quiser mais dicas de estudo, não deixe de conferir os conteúdos que publicamos aqui no blog, estamos sempre compartilhando sobre o assunto!
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e ajudem você a conquistar sua aprovação! Se gostou, não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos e ajudá-los nos estudos para o Enem.
Aliás, sabia que é possível ingressar na Unisa usando a nota da Redação do Enem? No caso, você elimina a necessidade do vestibular e pode realizar a matrícula no mesmo dia, iniciando sua graduação em uma Universidade nota máxima do MEC e com mais de 50 anos de tradição. São mais de 100 cursos presenciais e EAD!
Leia mais:
7 clássicos da literatura brasileira pra você conhecer nas férias