Voltar

10 erros para não cometer na redação do Enem

Está na hora de ficar por dentro do que NÃO SE DEVE fazer na redação do Enem. Conteúdo do projeto Unisa Prepara: Enem Nota Mil!

Vamos de redação do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, né? Já preparou o chá de camomila, organizou o cronograma de estudos e está acompanhando os conteúdos do Unisa Prepara: Enem Nota Mil? Perfeito, você está no caminho certo!

Para ajudar ainda mais nessa jornada, preparamos uma publicação super especial. Listamos os 10 erros mais comuns para você não cometer na redação!

Leia mais:

O que pode zerar a redação Enem?

10 possíveis temas para você estudar

Dicas para um Enem Nota Mil

Redação do ENEM
Redação do ENEM

Não usar a folha de rascunho

A folha de rascunho está ali para você poder destrinchar todos os erros possíveis. É nela que você organiza os pensamentos, troca palavras, mexe na estrutura dos parágrafos e rasura. Utilize um tempo considerado escrevendo e revisando o texto para passar para a folha oficial somente o conteúdo correto.

ATENÇÃO: na hora de passar o texto do rascunho para a folha oficial da redação, respire fundo, preste muita atenção e faça com cuidado.

Não obedecer a estrutura dissertativa-argumentativa

Você precisa defender o seu ponto de vista sobre um tema com argumentos, exemplos e explicações precisas. Assim, não esqueça de seguir exatamente essa estrutura:

  1. Introdução (tese e o ponto de vista);
  2. Desenvolvimento (argumentos);
  3. Conclusão (proposta de intervenção).

Fugir do tema

Já imaginou seguir todas as regras, mas fugir do tema em algum ponto do texto? Às vezes, por falta de conhecimento, isso pode acontecer. Por isso, além de foco total, recomendamos que leia atentamente os textos de apoio, pois eles estão ali para realmente “apoiar” você com informações relevantes para a redação. Em todo caso, fique de olhos nos noticiários e estude atualidades.

Não seguir as regras básicas de ortografia

Tudo bem, a gente entende que erros acontecem. Para evitar problemas com ortografia, gramática e pontuação, aconselhamos que você treine bastante. Visite nossa página com possíveis temas, faça várias redações e esclareça todas as dúvidas sobre gramática e ortografia.

Escrever com letra ilegível

Você sabia que o avaliador pode anular a sua redação se não entender o que está escrito? A gente conta mais sobre isso aqui. É que o leitor precisa compreender o que está lendo e, se sua letra estiver ilegível, as coisas ficam bem difíceis, mesmo se o texto estiver seguindo a estrutura correta. Precisa dar uma “melhorada”? Utilize cadernos de caligrafia e treine bastante.

Não revisar o texto

A revisão deve ser incorporada em todas as fases de um processo de trabalho. No caso da redação, é interessante revisar o texto final no rascunho, antes de passar para a folha oficial. O ideal é não ter rasuras na final e a revisão aponta algo que pode ter passado, envolvendo tanto gramática quanto estrutura dissertativa.

Usar linguagem informal

Esqueça as gírias, a linguagem da internet e as frases derivadas de memes. Utilize-as apenas se for possível encaixar no tema da redação. Inclusive, a linguagem formal deve prevalecer. Lembre-se: não trate o “Olá, como vai?” como o “E aí, belê?”.

Personalizar o texto

Um erro muito comum dos candidatos é escrever na primeira pessoa do singular. Mesmo que você esteja defendendo o seu ponto de vista, utilize a terceira pessoa do singular ou plural. Por exemplo, ao invés de “eu acho”, troque por “a pesquisa X mostra…”.

Não apresentar repertório sociocultural

Você percebeu que já falamos sobre assistir noticiários e ficar atento ao que está acontecendo no mundo, certo? Esse repertório sociocultural é muito relevante para a redação, já que mostra domínio, que está por dentro de outras áreas do conhecimento. Ah, não vale copiar dos textos de apoio, ok?

Ser ambíguo

Se você está obedecendo um ponto de vista, permaneça com ele até o fim. A ambiguidade surge quando uma ideia tem sentidos diferentes. Por exemplo, em uma redação que traz pesquisas e argumentos contra o aborto, não pode haver frases que indicam certo aspectos positivos dessa ação.

Quer ficar por dentro de mais dicas do Enem? Confira as nossas lives com a Prof.ª Pamba, especialista em Redação, Gramática e Texto do Canal Redação e Gramática Zica clicando aqui.

Já conhece o Unisa Prepara: Enem Nota Mil? É um projeto educacional cheio de conteúdos exclusivos para você arrasar na prova! Saiba mais clicando aqui.

Ah! Não esquece de ficar de olho no blog da Unisa para mais publicações sobre educação e empregabilidade!

Veja o que estão comentando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdo Premium Grátis

Toda semana um conteúdo de alto valor por e-mail.

Nome