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Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho: importante para o crescimento profissional

Autoconhecimento, empatia e humildade são palavras-chaves quando o assunto é relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Boas relações são fatores essenciais para o crescimento profissional. Justamente por isso, o relacionamento interpessoal é tão importante. De acordo com um estudo realizado pela universidade estadunidense, Delta State University, o relacionamento interpessoal positivo promove diversos resultados benéficos para…

Autoconhecimento, empatia e humildade são palavras-chaves quando o assunto é relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

Boas relações são fatores essenciais para o crescimento profissional. Justamente por isso, o relacionamento interpessoal é tão importante. De acordo com um estudo realizado pela universidade estadunidense, Delta State University, o relacionamento interpessoal positivo promove diversos resultados benéficos para equipes, empresas e indivíduos.

O bom relacionamento torna o ambiente de trabalho um local agradável e positivo. Como consequência, aumenta-se a produtividade e os feedbacks positivos, bem como proporciona um apoio maior entre a equipe durante momentos de crise.

Ademais, profissionais capazes de se relacionar bem com os colegas são priorizados em processos seletivos, têm mais chances de promoção, além de um maior reconhecimento no local de trabalho e, consequentemente, maior contentamento: um ambiente harmônico e respeitoso, resulta na satisfação pessoal e profissional de quem faz parte dele.

Por esses motivos, o relacionamento interpessoal é de extrema importância para o crescimento profissional e, pensando nisso, separamos 10 dicas de ouro para aprimorar sua relação interpessoal dentro do ambiente de trabalho!

Conexão Mercado – Relacionamento Interpessoal

Lembra das três palavras-chave no começo desta matéria? Então, elas vão aparecer bastante agora!

  • Autoconhecimento: é essencial na relação com os outros ou até para compreende-los. Quando tiver consciência dos seus pontos fortes e fracos, das suas qualidades e defeitos, fica muito mais fácil lidar com as personalidades e características das pessoas ao redor.
  • Esteja aberto para críticas e feedbacks (positivos e negativos): aproveite esses momentos para olhar para si mesmo e compreender melhor seus pontos fracos e fortes, bem como evoluir como profissional.
  • É importante saber lidar com críticas no geral: ter humildade e saber usar as críticas para crescer é essencial para melhorar como pessoa e profissional. Também é superimportante lembrar: na hora de fazer críticas, tenha empatia e nunca seja ríspido.
  • Reconheça suas falhas: errar é humano e ter humildade para aceitar quando errou resulta na confiança e aumento do respeito que os colegas têm por você, além de facilitar as interações com a equipe.
  • Seja comunicativo: esteja aberto a diálogos, isso torna a eventual necessidade de discussão de problemas e obstáculos mais fácil e eficiente.
  • Respeito sempre: ser tolerante e aberto às perspectivas diferentes é essencial para uma relação saudável e positiva no ambiente de trabalho. Além disso, é possível aprender muito com as diferentes visões e, consequentemente, evoluir como profissional.
  • Pratique a escuta ativa: prestar atenção e ter foco no que colegas estão dizendo proporciona uma comunicação clara e efetiva, o que resulta em melhora na produtividade e em um bom gerenciamento de crises.
  • Tenha empatia: saiba se colocar no lugar do outro e evite julgamentos. Esforce-se para entender e ajudar os colegas como for possível.
  • Tenha uma atitude positiva: foque em habilidades como empatia, respeito e cooperação. A atitude positiva é uma base importante para bons relacionamentos.
  • Estabeleça limites: é importante saber o momento certo para manter o foco e a produtividade, bem como quando é possível conversar de maneira mais despojada.

Ter um bom relacionamento com colegas resulta em uma participação maior no ambiente de trabalho e com isso, a rede de relacionamentos é expandida e possibilita aprendizados, evolução e sucesso na carreira.

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Palavras chaves

Veja o que estão comentando

  1. Avatar de Brenda

    Muito legal ! O auto conhecimento, está cada vez mais necessário no mundo corporativo e social.

  2. Avatar de Marlete Rosa s carvalho
    Marlete Rosa s carvalho

    Eu avia enviado um e-mail a respeito da postagem que vcs fizeram uma publicação que avia gerontologia presencial um curso no qual eu tenho interesse mas vcs nso me respondeu falando a respeito , vcs estão falando a respeito de outros cursos que não é do meu interesse no momento, ru inclusive tirei um print do anuncio e enviei para vcs.

    1. Avatar de conteudounisa

      Oi, Marlete! Nosso curso de Gerontologia Presencial ainda não está com inscrições abertas. Você pode se inscrever no site para receber um aviso: https://www.unisa.br/cursos/pos-graduacao/gerontologia/.

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