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Objetivos do Curso
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender os princípios do funcionamento cerebral;
- Descrever as principais teorias do conhecimento e suas implicações na prática pedagógica;
- Conhecer a teoria de Jean Piaget, sua visão acerca da construção do conhecimento e do desenvolvimento infantil;
- Identificar na teoria de Henri Wallon suas contribuições para a educação;
- Reconhecer, a partir do estudo da teoria de Vygotsky, suas importantes contribuições para a prática educativa;
- Refletir sobre a complexidade do ser humano, respeitar e valorizar as diferenças individuais;
- Elaborar estratégias que possibilitem a intervenção do professor em atividades que trabalhem o imaginário e o lúdico, respeitando as diferentes fases do desenvolvimento, principalmente a correspondente à educação infantil e às séries iniciais do ensino fundamental;
- Ser sensível, observador e coerente perante as características próprias da criança;
- Relacionar a teoria estudada à prática do pedagogo.
Conteúdo Programático
- Princípios do funcionamento cerebral
- Teorias do conhecimento e suas implicações na prática pedagógica
- A teoria Psicogenética de Jean Piaget: contexto de época, visão de homem e de mundo
- Principais conceitos teóricos: aprendizagem, desenvolvimento, esquema, assimilação, acomodação e equilibração
- As etapas do desenvolvimento infantil e a importância da atuação do professor nas diferentes etapas
- Teoria de Henri Wallon: contexto de época, visão de homem e de mundo. Os estágios de desenvolvimento segundo Wallon
- A integração dos quatro campos funcionais
- Teoria histórico-cultural de Vygotsky
- Mediação simbólica e desenvolvimento infantil na perspectiva sócio histórica
- Pensamento e Linguagem
- Desenvolvimento e Aprendizagem
- Contribuições educacionais das teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky
Certificação
O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.