Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas

O Curso Livre de Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas visa capacitar o aluno para compreender a importância das oficinas lúdicas como recurso do trabalho psicopedagógico.

Duração1 mês (100 horas)

ModalidadeEAD

Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!

Quer saber mais? Vamos te enviar por email.

Nome

A Unisa tem o
investimento
perfeito para você

Objetivos

  • Conhecer a proposta teórica dos grupos operativos.
  • Refletir sobre as oficinas lúdicas, a partir dos eixos afetivo e cognitivo.
  • Conhecer a proposta de trabalho em grupo, a partir da teoria do cone invertido.

Conteúdo Programático

  • A DINÂMICA DE GRUPOS E AS OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS
  • O trabalho com grupos na perspectiva das Oficinas Psicossocioeducativas
  • O jogo e o brincar nas Oficinas Psicopedagógicas: espaço de avaliação e intervenção
  • A arte como recurso na revelação de potencialidades e na construção da identidade: uma experiência de sensibilidade e criatividade na prática de oficina
  • As oficinas psicopedagógicas na perspectiva da Arteterapia: espaço de acolhimento do educando/educador
  • O jogo nas oficinas psicopedagógicas: relações de tempo e espaço no cotidiano escolar
  • A METODOLOGIA DAS OFICINAS CRIATIVAS NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
  • As técnicas de visualização e os contos: recursos possíveis na Etapa de Sensibilização
  • Expressão livre e elaboração da expressão: a arte como espelho
  • Transposição para a linguagem verbal: tomada de consciência do processo
  • Avaliação do processo: aprender a aprender
  • Os aspectos explícitos e implícitos nos processos de aprendizagem a partir de uma experiência expressiva
  • OS MEDIADORES ARTÍSTICOS COMO RECURSO NAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
  • Os mediadores artísticos e os quatro elementos da natureza
  • Modelando, formando e transformando: o barro como mediador artístico nas intervenções psicopedagógicas
  • Os fantoches e as histórias de vida
  • Dando forma aos sentimentos
  • Dando asas à imaginação: a técnica de visualização no desenvolvimento da criatividade
  • AS NARRATIVAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO, ELABORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE SABERES
  • Os contos de fada e a construção de narrativas nos espaços psicopedagógicos
  • As fábulas, o jogo e a arte como recursos na Psicopedagogia
  • Os poemas como recurso na tomada de consciência dos processos de sensibilidade e criatividade
  • Os contos da literatura e a escuta sensível do psicopedagogo/educador
  • As narrativas como forma de ampliação do olhar sensível do psicopedagogo aos processos de aprendizagem
  • O JOGO E A ARTE: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS NOS ESPAÇOS TERAPÊUTICOS/PSICOPEDAGÓGICOS
  • Os aspectos simbólicos presentes nos jogos
  • O jogo como recurso nos espaços terapêuticos/psicopedagógicos
  • Jogo das Quatro Cores: articulação jogo e arte nos espaços psicopedagógicos
  • As oficinas de jogos como espaço de autoria de pensamento
  • O Jogo do Rabisco: desenvolvimento da flexibilidade, da resiliência e da criatividade
  • O CORPO E O DESEJO NAS QUESTÕES COM O APRENDER
  • Corpo e organismo: qual é a diferença?
  • As técnicas de visualização e as atividades expressivas
  • Sons, corpo e sentimentos
  • A contação de histórias no desenvolvimento da linguagem
  • Objetividade/subjetividade

Certificado

O certificado emitido pela Unisa será conferido após a conclusão de, ao menos, 75% da carga horária do curso.

Inscreva-se