Educação Inclusiva na Perspectiva da Deficiência Intelectual
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva na Perspectiva da Deficiência Intelectual da Unisa tem como objetivo oferecer recursos reflexivos e de ação aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na educação inclusiva de pessoas com deficiência intelectual.
A inclusão e permanência de todos na escola vem se apresentando como uma imperiosa necessidade para garantir um dos direitos inalienáveis de todo ser humano: o direito à educação. Apesar de a legislação vigente prever o direito à educação para todas as pessoas, independente de suas diferenças individuais, a real inclusão e permanência da pessoa com necessidades educativas especiais na educação regular é uma meta que ainda não foi conquistada em seu sentido mais amplo, que é o acesso ao currículo. Mudar essa situação implica o compromisso de todos os setores da sociedade pelo compromisso de uma educação de boa qualidade para todas e todos.
Duração: 12 meses (450h)
Modalidade: Presencial
Período: Noturno
Locais de oferta: Campus Metrô Adolfo Pinheiro|Campus Guarulhos
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perfeito para você
Público-alvo
Pedagogos, licenciados, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais graduados interessados no tema.
Metodologia
Consideramos a aprendizagem como fruto de um processo contínuo de construção a partir da interação com o objeto de conhecimento e em um contexto mediado pelas relações.
Por esse motivo, nosso curso é organizado em módulos teóricos e teórico-práticos, nos quais as atividades com oficinas e confecção de materiais possibilitam uma formação dinâmica e sistematizada por meios dos princípios do pensar, sentir e agir.
Aulas
Terça e quinta-feira, das 19h às 23h.
Conteúdo programático
- Políticas Públicas e Aspectos Legais na Educação Inclusiva
- Fundamentos da Educação Especial
- Contribuições da Neurociência Aplicada à educação
- Fundamentos da Deficiência Intelectual
- Psicomotricidade e Desenvolvimento
- Instituição Escolar e Educação Inclusiva: aspectos relacionais e pedagógicos
- Afetividade e Inteligência
- Saúde Mental na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
- Ensino-aprendizagem da Matemática na Deficiência Intelectual
- Ensino-aprendizagem da Leitura e Escrita na Deficiência Intelectual
- Oficinas Criativas: sentir, pensar e agir.
Coordenação
do curso
A Profa. Dra. Vera Lúcia de Oliveira é uma educadora apaixonada, com uma vasta formação acadêmica. Formou-se em Educação Artística e Pedagogia, com habilitações em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Ensino para deficientes intelectuais, além de especializar-se em: Arte-educação, Planejamento e gestão em EaD, Gestão de Rede de ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Terapia familiar sistêmica.
Com um mestrado e doutorado em Educação, ambos focados em Psicologia da Educação, ela traz um profundo conhecimento sobre o tema.
Vera já integrou o Centro de Planejamento e Gestão do Magistério da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e foi Supervisora de Ensino. Sua experiência inclui coordenação pedagógica em diversas instituições, como a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Faculdade Anhanguera.
Atualmente, ela coordena o curso de Psicopedagogia na Unisa e é professora em graduação e pós-graduação, dedicando-se a pesquisas sobre avaliação educacional, inclusão e tecnologia na educação.
Contato: vloponciano@prof.unisa.br
A Profa. Dra. Vera Lúcia de Oliveira é uma educadora apaixonada, com uma vasta formação acadêmica. Formou-se em Educação Artística e Pedagogia, com habilitações em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Ensino para deficientes intelectuais, além de especializar-se em: Arte-educação, Planejamento e gestão em EaD, Gestão de Rede de ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Terapia familiar sistêmica.
Com um mestrado e doutorado em Educação, ambos focados em Psicologia da Educação, ela traz um profundo conhecimento sobre o tema.
Vera já integrou o Centro de Planejamento e Gestão do Magistério da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e foi Supervisora de Ensino. Sua experiência inclui coordenação pedagógica em diversas instituições, como a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Faculdade Anhanguera.
Atualmente, ela coordena o curso de Psicopedagogia na Unisa e é professora em graduação e pós-graduação, dedicando-se a pesquisas sobre avaliação educacional, inclusão e tecnologia na educação.
Contato: vloponciano@prof.unisa.br