Educação Infantil: das Teorias às Práticas Pedagógicas
A pós-graduação em Educação Infantil: das Teorias às Práticas Pedagógicas propicia a reconstrução e a ressignificação teórico-prática para a docência na Educação Infantil, preparando o professor para atuar com crianças de 0 a 5 anos, tendo em vista os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, bem como os campos de experiência preconizados pela BNCC.
O curso aprofunda o desenvolvimento, a aprendizagem e a psicomotricidade com vistas a uma prática pedagógica que engloba linguagens e ludicidade. Oportuniza, também, a compreensão de políticas públicas, legislação, currículo, planejamento e avaliação específicos desse nível escolar.
O aluno também estará preparado para organizar o trabalho pedagógico e os espaços educativos com uso de metodologias inovadoras.
Duração: 12 meses (360 horas)
Modalidade: Presencial e EAD
Formação: Pós-graduação
Período: Noturno
Locais de oferta: Todos os polos | Campus Metrô Adolfo Pinheiro
Ganhe um desconto exclusivo para este curso!
Quer saber mais? Vamos enviar todos os detalhes para o seu e-mail.
Objetivos do Curso
Propiciar ao professor aprofundamento e reflexão sobre saberes e políticas públicas para o trabalho na Educação Infantil tendo em vista a construção de práticas pedagógicas que valorizam o desenvolvimento e aprendizagem, interações e brincadeiras na primeira infância, priorizando seus direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Público-alvo
Pedagogos e professores que buscam aperfeiçoar a prática pedagógica na Educação Infantil.
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas por meio de metodologias ativas, tendo o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. As atividades contemplarão momentos de interatividade e interação, considerando aulas com atividades práticas e de investigação, valorizando o processo de interação e construção coletiva.
Conteúdo Programático
Presencial:
- Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança
- Psicomotricidade
- Políticas Públicas e Legislação para a Educação Infantil
- Currículo, Planejamento e Avaliação na Educação Infantil
- Organização do Trabalho Pedagógico e Espaços Educativos
- Linguagens, Expressões Brincadeiras da Infância
EAD
- Políticas Públicas e Legislação para a Educação Básica
- Planejamento e Avaliação
- Tecnologias digitais e Gamificação
- Organização do Trabalho Pedagógico e Espaços Educativos
- Cognição, Afetividade e Motricidade
- Linguagens, Expressões e Brincadeiras da Infância
Aulas
- Terças e quintas-feiras, das 19h às 23h
Coordenação
do curso
orizzini@prof.unisa.br
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Rio-Pretense de Filosofia Ciências e Letras (1976) e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2003). Atualmente é coordenação de curso na Unisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais.
orizzini@prof.unisa.br
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Rio-Pretense de Filosofia Ciências e Letras (1976) e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2003). Atualmente é coordenação de curso na Unisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais.