Estágio e Carreiras
Por meio dos estágios, é possível vivenciar a teoria e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Mais que uma obrigação curricular, é o momento em que o estudante pode relacionar o conteúdo adquirido em sala de aula com o cotidiano do trabalho.
Os estágios dos alunos da Unisa são regulamentados pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e pelas Normas Gerais de Estágios da Universidade.
Os alunos da Unisa também contam com o Programa Conecta, uma iniciativa voltada à empregabilidade de alunos e ex-alunos. Você pode se cadastrar gratuitamente aqui.
1. Estágio é
o treino
O estágio é uma etapa muito importante porque, além de levar o estudante a fazer uma conexão entre teoria e prática, permite o ganho de experiência profissional na área em que pretende trabalhar.
2. Estágio Amadurece o profissional
O fato de ter uma vivência profissional por meio do estágio ajuda no amadurecimento do estudante, pois ele compreende, desde cedo, o que significa vivenciar o ambiente de uma empresa.
3.Estágio
pode virar emprego efetivo
Para muitos estudantes, o estágio, seja o primeiro ou não, é uma porta de entrada para um primeiro contrato efetivo. Portanto, a principal dica é: dedique-se, mostre resultados, seja proativo.
Perguntas e Respostas
sobre estágios
A Unisa mantém parcerias para vagas de estágio?
A Unisa mantém acordos de cooperação com organizações públicas e privadas para campos de estágios nas diversas áreas do saber, possibilitando aos alunos dos cursos presenciais e a distância (EAD) a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A Unisa possui algum programa de empregabilidade?
Na Unisa, todos os alunos e ex-alunos têm acesso exclusivo ao Conecta, o Programa de Empregabilidade da Universidade. São vagas de empregos e estágios em companhias de todo o País, oficinas de preparação para entrevistas e confecção de currículos, dicas e muito mais. Tudo gratuito! Está matriculado ou concluiu o curso e ávido por uma vaga no mercado? É só conectar com a gente clicando aqui.
Como falo com a Central de Estágios da Unisa?
Você pode utilizar o canal Fale Conosco.
Como formalizo um contrato de Estágio na Unisa?
Para validação dos contratos de estágios, o aluno deve estar regularmente matriculado no período letivo vigente e seguir o fluxo abaixo:
- Acessar o Portal do Aluno, com o uso de login (RA) e senha.
- Acessar a opção “Estágio”.
- Preencher os dados do estágio, conforme formalização específica (com ou sem vínculo empregatício, obrigatório ou não obrigatório) e acompanhar o status das análises pelo portal.
Postagens no módulo de estágio – Importante!
Para os cursos em que o Estágio é um componente curricular obrigatório, a validação das horas obrigatórias é feita por meio de envio do Relatório de Estágio. Para envio desse Relatório, o aluno deve ter um contrato de estágio deferido em seu portal, caso contrário o envio é bloqueado.
Informamos que o aluno tem acesso às Normas Gerais de Estágio e aos Manuais e Regulamentos de Estágio do seu curso no Portal Unisa.
O que é um estágio obrigatório?
O Estágio Obrigatório é aquele exigido pela Instituição de Ensino como parte da grade curricular. É importante ressaltar que, para a modalidade, o pagamento de bolsa-auxílio e auxílio transporte não é exigido pela lei.
O que é um estágio não obrigatório?
O Estágio Não Obrigatório é válido para as graduações que não exigem que o aluno realize o estágio para finalizar o curso, sendo assim, os estudantes podem optar ou não pela prática do estágio durante a graduação.
Para estagiários da modalidade não obrigatória, a lei determina que a empresa contratante ofereça uma bolsa-auxílio, forneça auxílio-transporte, recesso remunerado e outros benefícios previstos na legislação.
Para esse estágio, a Unisa tem o Programa Conecta, com vagas e projetos incríveis para sua colocação ou recolocação no mercado de trabalho.
Quais os principais documentos de um processo de estágio?
Termo de Compromisso de Estágio – Convalidação
Este documento poderá ser utilizado pelo aluno que desenvolve atividade profissional relacionada diretamente ao seu curso. São consideradas para efeito de convalidação as atividades realizadas na empresa, após o ingresso do aluno na Unisa.
Poderão ser convalidadas as seguintes atividades profissionais em exercício: empregado com vínculo celetista, sócio ou proprietário/empresário individual, trabalhador autônomo ou concursado.
É importante que o aluno verifique as especificações para convalidação de atividades, constante no manual de estágio de cada curso.
Termo Aditivo de Estágio
É o documento que possibilita a alteração de qualquer cláusula estabelecida no Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso de Estágio ou Convalidação.
Termo de Rescisão de Estágio
É o documento que possibilita o encerramento dos efeitos estabelecidos no Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso de Estágio, Convalidação ou Aditivo.
Relatório de Estágio
É o documento em que o aluno relata as atividades desenvolvidas no estágio.
O aluno deverá consultar a Coordenação do Curso para informações sobre elaboração e envio do Relatório de Estágio, conforme projeto pedagógico do curso.
Onde tenho acesso a modelos de documentos?
Aqui mesmo!
O que é Convalidação?
Esta opção poderá ser realizada pelo aluno (a) que desenvolve atividades e possui vínculo profissional relacionados diretamente ao curso. São consideradas, para efeito de convalidação, as atividades realizadas e/ou afins na empresa, após o ingresso do aluno na Unisa.
Poderão ser convalidadas as seguintes atividades profissionais em exercício:
- Empregado com vínculo celetista.
- Sócio ou proprietário/empresário individual.
- Trabalhador autônomo ou concursado.
É importante que o aluno verifique as especificações para convalidação de atividades, que podem ser encontradas no manual de estágio de cada curso.
Quais cursos são passíveis para realizar convalidação atualmente?
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas
- Direito
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Civil
- Engenharia da Computação
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Software
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Mecatrônica
- Engenharia Química
- Farmácia
- Jornalismo